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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10463
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Um paíz de poucas lettras? Experiências de educabilidade, instrução obrigatória e analfabetismo na Cidade Maravilhosa (1900-1922) |
Título(s) alternativo(s): | A country of little letters? Experiences of educability, compulsory education and iliteracy in the "Maraelous City" (1900-1922) |
Autor: | Almeida, Cíntia Borges de |
Primeiro orientador: | Silva, Marcia Cabral da |
Primeiro membro da banca: | Cury, Cláudia Engler |
Segundo membro da banca: | Gondra, José Gonçalves |
Terceiro membro da banca: | Gil, Natália de Lacerda |
Quarto membro da banca: | Rangel, Sonia de Oliveira Camara |
Resumo: | Se na busca de evocar o passado escolar, acenderem-se luzes sobre o questionamento historiador das relações com o tempo, com as ferramentas certas, instaurando um vaivém entre o presente e o passado, é possível se surpreender com as narrativas reveladas. Nas tramas dos discursos em torno das histórias da educação, nota-se a constituição de processos históricos que foram rompidos ou se mantiveram permanentes nos dias atuais. São os casos dos três principais pilares que estruturam esta pesquisa: as experiências de educabilidade, o ensino obrigatório e o analfabetismo; questões encontradas nas pautas de diferentes contextos. Apoiado na perspectiva da História Cultural, este estudo traz para a reflexão os discursos localizados em alguns impressos, com ênfase para os jornais O Tico-Tico, A Eschola, O Imparcial, O Malho, O Paíz, O Correio da Manhã, da cidade do Rio de Janeiro, no período analisado de 1900 a 1922, procurando dar visibilidade à parte do debate educacional que envolvia o apontamento da obrigatoriedade do ensino primário como a solução para o problema do analfabetismo, registrado como um mal social . Com a chegada da comemoração do Primeiro Centenário da República, a análise das rupturas e das permanências dos discursos em torno da implementação da obrigatoriedade na capital nacional permite pensar a ideia da modernidade republicana como uma representação forjada, além de desnudar uma disputa de forças distintas pela educação que utilizava estratégias de poder e se inseria em um jogo político, social, econômico em prol de um ideário nacional. A justificativa desta pesquisa consiste, principalmente, em mostrar a importância de se compreender o problema do analfabetismo e a suposta solução da obrigatoriedade da instrução a partir do registro de diferentes experiências educativas, formais e informais. Essa observação permite esquadrinhar o processo político e social de cada uma das realidades pesquisadas, o modo pelo qual a política educacional em destaque foi discutida e tratada por agências públicas e particulares envolvidas com um projeto de sociedade. Indicar tais experiências e destacar os diferentes discursos sobre a instrução obrigatória possibilita dar vista à questão da disseminação de ensino popular como uma medida debatida amplamente, fosse por forças distintas, como, também, em espaços variados, chegando ao esclarecimento de que a escola moderna não se constituiu uma forma única. Ela era plural e se compôs a partir da responsabilidade de diferentes forças que definiram sua estrutura, seu papel e até mesmo quem dela faria parte |
Abstract: | If in the attempt of evoking the school memories, if light is shed on the historical questioning of relations with time, with the right tools, instilling a back and forth between the present and the past, it is possible to be surprised at the revealed narratives. In the plots of discourses around the history of education, we can notice the constitution of historical processes that have been broken or have remained permanent in the present day. These are the cases of the three main pillars that structure this research: the experiences of educability, compulsory education and illiteracy; issues found in the guidelines of different contexts. Supported by the perspective of Cultural History, this study brings to the reflection the speeches found in some printed material, with emphasis on the newspapers O Tico-Tico, A Eschola, O Imparcial, O Malho, O Paíz, O Correio da Manhã, from the city of Rio de Janeiro during the period analyzed from 1900 to 1922, seeking to give visibility to the part of the educational debate that involved the identification of the obligation of primary education as the solution to the problem of illiteracy, registered as a "social evil". With the arrival of the Republic`s First Centenary celebrations, the analysis of the ruptures and permanences of the discourses around the implementation of the obligatoriness in the national capital allows us to think of the idea of the republican modernity like a forged representation, and it also reveals a dispute of distinct forces for the education that used strategies of power and were able to insert themselves in a political, social, economic game in favor of a national ideology. The main reason for this research is to show the importance of understanding the problem of illiteracy and the supposed "solution" of compulsory education through the registration of different educational experiences, both formal and non-formal. This observation allows us to analyze the political and social process of each of the researched realities, the way in which the educational policy in question was discussed and dealt with by public and private agencies involved in a project of society. Indicating such experiences and highlighting the different discourses on compulsory education makes it possible to understand the issue of dissemination of popular teaching as a widely debated measure, either by different forces, but also, in varied spaces, concluding that the "modern school" was not constituted in a unique way. It was plural and composed from the responsibility of different forces that defined its structure, its role and even who would be part of it |
Palavras-chave: | Educability Compulsory education Illiteracy Press Republic History of Education Educabilidade Instrução obrigatória República Rio de Janeiro História da educação Educação Analfabetismo Imprensa |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ALMEIDA, Cíntia Borges de. Um paíz de poucas lettras? Experiências de educabilidade, instrução obrigatória e analfabetismo na Cidade Maravilhosa (1900-1922). 2018. 369 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10463 |
Data de defesa: | 22-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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