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Tipo do documento: Tese
Título: Da escola nas oficinas à oficina como escola: sujeitos, circulação e apropriação de modelos de educação profissional na Estrada de Ferro D. Pedro II (1882-1906)
Título(s) alternativo(s): From school in the workshops to the workshop as school: subjects, circulation and appropriation of models of professional education in the D. Pedro II Railway (1882-1906)
Autor: Beaklini, Adriana Valentim 
Primeiro orientador: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Primeiro membro da banca: Silva, Alexandra Lima da
Segundo membro da banca: Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Terceiro membro da banca: Bastos, Maria Helena Câmara
Quarto membro da banca: Costa, Patrícia Coelho da
Resumo: Analisar o processo de consolidação da educação profissional na Estrada de Ferro D. Pedro II, entre os anos de 1882 a 1906, através da implantação da Escola de Primeiras Letras e da Escola Prática de Aprendizes, criadas nas oficinas da empresa, no bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro é o objetivo desta pesquisa. A investigação se detém no período temporal de transição do regime político daMonarquia para a República que contemplou transformações significativas na sociedade brasileira (abolição da escravidão, novas tecnologias, preocupação na formação e organização de trabalhadores, além da crescente industrialização) e na educação, com diferentes propostas e modelos para a formação profissional. Percorre a investigação, entre silêncios e esquecimentos, a lacuna historiográfica sobre a educação profissional ferroviária nas oficinas do Engenho de Dentro, discutindo possíveis razões deste silenciamento pela pouca preservação da documentação da empresa e de interpretações históricas conflitantes. Tais dificuldades motivaram a escolha metodológica de transitar por diversas áreas de conhecimento, mas principalmente perseguir o tema através dos sujeitos que construíram suas vidas e trajetórias profissionais junto aos trilhos desta ferrovia. Presentes na criação, consolidação ou reformulação das escolas na estrada de ferro, permitiram percorrer a história do processo de implantação destas instituições escolares, são eles: Francisco Pereira Passos, duas vezes diretor da ferrovia; Maria Amélia Jacobina, professora da escola de primeiras letras; e José Joaquim da Silva Freire, subdiretor da Locomoção e promotor da reformulação da Escola Prática de Aprendizes
Abstract: The objective of this research is to analyze the process of consolidating professional education in D. Pedro II Railway, between the years of 1882 to 1906, through the implementation of the Escola de Primeiras Letras e da Escola Prática de Aprendizes, created in the company's workshops, in the district of Engenho de Dentro, Rio de Janeiro city. The research focuses on the transitional period from the political regime of the Monarchy to the Republic that contemplated significant transformations in Brazilian society (abolition of slavery, new technologies, concern with the education and organization of workers, in addition to increasing industrialization) and education, with different proposals and models for vocational training. The historiographical gap in rail professional education in the Engenho de Dentro workshops is discussed in silence and forgetfulness, discussing possible reasons for this silencing due to the little preservation of the company`s documentation and conflicting historical interpretations. Such difficulties motivated the methodological choice to go over several areas of knowledge, but mainly to pursue the theme through the subjects who built their lives and professional trajectories along the tracks of this railway. Present in the creation, consolidation or reformulation of schools on the railroad, and allowing us to explore the history of the implementation process of these school institutions: Francisco Pereira Passos, twice director of the railroad; Maria Amélia Jacobina, teacher of the Escola de Primeiras Letras; and José Joaquim da Silva Freire, Deputy Director of Locomotion and promoter of the reformulation of the Escola Prática de Aprendizes
Palavras-chave: D. Pedro II Railway
Workshops of Engenho de Dentro
Professional Education
José Joaquim da Silva Freire
Francisco Pereira Passos
Maria Amélia Jacobina
Estrada de Ferro D. Pedro II
Oficinas do Engenho de Dentro
Educação Brasil
Educação Profissional
Companhia de Estrada de Ferro D. Pedro II
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BEAKLINI, Adriana Valentim. Da escola nas oficinas à oficina como escola: sujeitos, circulação e apropriação de modelos de educação profissional na Estrada de Ferro D. Pedro II (1882-1906). 2018. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10466
Data de defesa: 22-Fev-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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