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Tipo do documento: Tese
Título: As cinco peles do humano: cotidiano e currículo encarnado, nos espaçostempos de narrativas contemporâneas
Título(s) alternativo(s): The five of human skin
Autor: Oliveira, Marcio Romeu Ribas de 
Primeiro orientador: Alves, Nilda Guimarães
Primeiro membro da banca: Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
Segundo membro da banca: Ferraço, Carlos Eduardo
Terceiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Quarto membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Resumo: A vida cotidiana é o espaçotempo privilegiado deste estudo. A orientação teóricametodológica está enredada nas pesquisas nosdoscom os cotidianos. Os cotidianos enredados nesta pesquisa correspondem ao espaçotempo de uma turma do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na década de 1950, reconhecida como a época dos anos dourados . A orientação central do texto diz respeito ao enredamento do pesquisador com as ideias de Hundertwasser. A colagemsucata é entendida como possibilidade de criação do texto. As praticantes da pesquisa foram entrevistadas em conversas gravadas. Essas conversas estão transcritas no texto da tese. O entendimento na tese é de se fazer uma antianálise nasdascom as entrevistas. As fotografias da tese são de arquivos pessoais e arquivos públicos. Essas entrevistas foram privilegiadas na elaboração deste texto. Alguns temas têm destaque na tese, como a questão da imagem, da imagem fotográfica, a ideia de superfícies de sociabilidade, currículo, transautomatismo, Hundertwasser, ser humano, cinco peles, memória, carona, olhar etc. São temas que se repetem no texto, não se finalizam, e o texto não tem pretensão de dar conta de toda a discussão sobre esses temas, mas sim de repeti-los. Eles refletem as impressões do autor sobre essas temáticas, orientadas na ideia de carona como uso do pesquisador. Ao relacionar esses temas, que parecem tão distantes, originários de temposespaços diferentes, o pesquisador percebe possibilidades de pensar a educação de outra maneira, fruto das redes que constituem e foram constituídas ao longo da pesquisa. Esses enredamentos de encontro são visíveis na ideia de transautomatismo, conceito de Hundertwasser e assumido pelo autor. Essa ideia é uma possibilidade de pensar o currículo como uma semente, sentido como uma música lenta e harmônica tocada ao longo de nossas vidas
Abstract: Everyday life is the spacetime privileged study. Orientation theoreticalmethodological is enmeshed in the daily search as theofwith. The daily entangled in this study correspond to the spacetime of agroup of the Institute of Education of Rio de Janeiro in 1950, recognized as the era of the 'golden years'. The central direction of the text concerns the entanglement of the researcher with the ideas of Hundertwasser. The scrapcollage is understood as the possibility of creating the text. The research practitioners were interviewed in recorded conversations. These conversations are transcribed in the thesis. Understanding the thesis is to do a antianálise nasdascom interviews. Photographs of the thesis are personal files and public archives. These interviews were privileged in the preparation of this text. Some themes are highlighted in the thesis, as the question of image, image gallery, the idea of areas of social interaction, curriculum, transautomatismo, Hundertwasser, human, five skins, memory, ride, look etc. They are themes that recur in the text, not being completed, and the text has no claim to account for all the discussion about these issues, but to repeat them. They reflect the author's impressions on these themes, focusing on the idea of using the ride as a researcher. By linking these subjects, which seem so distant, originating from different timespace, the researcher sees possibilities for thinking about education in another way, the result of the networks that are and have been incorporated throughout the research. These entanglements are visible against the idea transautomatismo, concept of Hundertwasser and assumed by the author. This idea is a possibility of thinking the curriculum as a seed, felt like a slow song and harmonica played throughout our lives
Palavras-chave: Five Skins
Everyday Curriculum
Friedensreich Hundertwasser
Transautomatismo
Cinco Peles
Cotidiano
Friedensreich Hundertwasser
Transautomatismo
Educação
Currículo
Instituto de Educação (Rio de Janeiro, RJ)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de. As cinco peles do humano: cotidiano e currículo encarnado, nos espaçostempos de narrativas contemporâneas. 2010. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10467
Data de defesa: 23-Fev-2010
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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