Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10468
Tipo do documento: Tese
Título: Todos precisam saber ler e escrever: uma reflexão sobre a Rede de Equivalências da Alfabetização na Idade Certa
Título(s) alternativo(s): Everyone must read and write: a reflection about the equivalence net of Literacy at Proper Age
Autor: Axer, Bonnie 
Primeiro orientador: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Primeiro membro da banca: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Segundo membro da banca: Lopes, Alice Casimiro
Terceiro membro da banca: Ferraço, Carlos Eduardo
Quarto membro da banca: Valle, Maria Teresa Esteban do
Resumo: A presente pesquisa possui como pano de fundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um acordo assumido pelos governos federal, estaduais e municipais para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Nesse sentido, esta tese dialoga com o campo do Currículo e com seus aportes teóricos mais recentes para problematizar o discurso da idade certa que constitui o PNAIC. Assim, serão articuladas aqui as discussões acerca da política curricular a partir da base teórica pós-estrutural do campo do Currículo, que o entende de forma discursiva, questionando as identidades e os posicionamentos fixos na produção curricular e não o engessando nos moldes culturais e conteudistas (LOPES; MACEDO, 2011; MACEDO, 2015; 2016). Com base em tal perspectiva teórica, traduzo ainda o PNAIC não apenas como programa de formação, mas fundamentalmente como política curricular; defendo que toda e qualquer produção curricular é sempre um processo contínuo de sentidos incompletos e em disputa. Com essa perspectiva, trago para o diálogo com o campo do currículo os campos da alfabetização e da avaliação e suas disputas de concepções que se fazem presentes também no PNAIC. Assim, a partir dos objetos de análise escolhidos nesta pesquisa documentos orientadores e direcionados à formação dos professores alfabetizadores via Pacto opero com o entendimento de tradução (DERRIDA, 2005) da política, de maneira a contribuir com a releitura do currículo com base nas contribuições pós-coloniais (BHABHA, 1998), compreendendo-o como enunciação cultural, linguagem, vivência e experimentação. O desejo de questionar o discurso da idade certa e seus desdobramentos como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é movido pelo afastamento que ele possui das defesas que a política em questão faz sobre o processo de alfabetização e ensino da leitura e da escrita. Portanto, a argumentação central da tese é a interpretação do PNAIC como política curricular que se constitui como rede de relações e equivalências; logo, uma rede política não definida em absoluto e movente, que envolve posições de poder sem uma determinação a priori e que é constituída provisoriamente, mas que acaba por produzir uma base curricular nacional para a alfabetização
Abstract: This research has as background the National Pact For The Literacy At Proper Age (PNAIC), an agreement made by the federal, state and municipal governments to ensure that all children are literate until the age of eight. In this sense, this thesis dialogues with the curriculum field and with the most recent theoretical contributions for then question on the right age discourse that constitutes the PNAIC. Thus, discussions about curricular policy will be articulated from the post-structural theoretical basis of the curriculum field, which will understand it in a discursive way, questioning the identities and fixed positions in curricular production and not by plastering it in the cultural and content formats (LOPES & MACEDO, 2011; MACEDO, 2015; 2016). Based on this theoretical perspective, also translates the PNAIC not only as an educational program, but mainly as a curricular policy and believing that any and all curricular production is always a continuous process of incomplete and disputed senses. With this perspective, I also bring to the dialogue with the field of curriculum, the fields of literacy and evaluation and their disputes of conceptions that are also present in the PNAIC. Thus, from the objects of analysis chosen in this research - orienting documents and directed to literacy teachers education via Pact I work with the understanding of translation (DERRIDA, 2005) of politics, in order to contribute to the rereading of the curriculum from the post-colonial contributions (BHABHA, 1998), understanding it as cultural enunciation, language, experience and experimentation. The desire to question the discourse of the proper age and its unfolding National Literacy Assessment (ANA) is motivated by the distance that it has from the defenses that the policy in question does about the process of literacy and teaching of reading and writing. Therefore the central argumentation of the thesis is the interpretation of the PNAIC as a curricular policy that is constituted as a network of relations and equivalences, thus a political network not defined at all and moving, involving positions of power without an a priori determination and is constituted provisionally, but which ultimately produces a national curriculum for literacy
Palavras-chave: Curriculum
Politics
Network
Literacy
Evaluation
Política
Rede
Avaliação
Educação
Currículo
Alfabetização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: AXER, Bonnie. Todos precisam saber ler e escrever: uma reflexão sobre a Rede de Equivalências da Alfabetização na Idade Certa. 2018. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10468
Data de defesa: 21-Fev-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Bonnie Axer.pdf5,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.