Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10470
Tipo do documento: Tese
Título: Universidade, política cultural e juventude: O saber, o fazer da extensão universitária nas universidades públicas
Título(s) alternativo(s): University, cultural politics and youth: knowledge and doing of the science outreach in public universities
Autor: Costa, Patricia Maneschy Duarte da 
Primeiro orientador: Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
Primeiro coorientador: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Primeiro membro da banca: Rocha Júnior, Alberto Ferreira da
Segundo membro da banca: Rocha, Adair Leonardo
Terceiro membro da banca: Neves, Antonio Mauricio Castanheira das
Quarto membro da banca: Carvalho, José Carmello Braz de
Resumo: Apesar de todas as crises que as Universidades vêm passando ao longo dos anos e dos contextos diferenciados, elas são capazes, através de seus traços culturais discursos-ações, de construir perfis culturais específicos, os quais são significativos para as definições das concepções, metas, estratégias e ações que redesenham, dinamicamente, suas finalidades. A expressão dessa dinâmica universitária é efetivada no espaço da extensão com propostas arrojadas e renovadas capazes de empreender interlocuções, por profundas relações de interação e intercâmbio de produção e de execução, com a sociedade gerando tecnologias capazes de promover a educação humanista e a cidadania. A cultura nas Universidades é fundamentada, antropologicamente, no universo de relação e reconstrução dessa proposta de educação humanista, mediando e oportunizando a formação da juventude universitária. No entanto, esta juventude, que se situa em espaço e tempos específicos e que experimenta a formação proposta, por vezes não estabelece conexões relevantes com a cultura desenvolvida dentro da Universidade. Por um processo de reflexão, a partir deste contexto, emergem objetivos para se pensar na concepção da cultura na Universidade e sobre modos de saber e fazer na extensão, que propiciam a formação mediada pela compreensão do universo cultural na formação e na vida cotidiana dos jovens universitários. Esta investigação está limita por cenários histórico-cultural e sócio-econômico referentes à construção de uma política cultural nas universidades públicas da cidade do Rio de Janeiro que, diretamente, são impulsionadas pelas diretrizes atualmente propostas pelos Ministério da Cultura e da Educação e pelo Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. A metodologia surge no percurso da investigação com a opção pela etnopesquisa de concepção fenomenológica. As microssociologias contribuem para a compreensão do ator social como produtor e instituidor do discurso e da realidade por meio de relações sociais, estabelecidas a partir dos grupos envolvidos e suas escolhas políticas, contextualizadas no quotidiano. O referencial teórico desta pesquisa é orientado pelos autores dos estudos culturais abordando: pós-modernidade, relações sociais e grupais e políticas e ações no contexto social conforme: Laclau (1978, 1996) Laclau e Mouffe (2004), Hall (1998, 2003), Garcia-Canclini (2005, 2006), Mendes (2007), Santos (2005, 2006), Nogueira (2000, 2005), Silva (2002), Readings (2002), Souza (2007). Lapassade (2005), Ketele e Roegiers (1993) e Macedo (2006). Finalizando, as políticas culturais em processo de construção nas universidades estudadas demonstraram a possibilidade de uma vivência diferenciada na extensão universitária capaz de agregar valor na formação humanista e cidadã. Os desdobramentos destas ações podem vir a fortalecer as dinâmicas de construção das políticas baseadas em uma concepção de cultura, com alternativa contra-hegemônica, que atenda às demandas sociais na pós-modernidade
Abstract: In spite of all the crises that the Universities have been experiencing over the years and the differentiated contexts, they are able, by their cultural aspects speeches-actions, , to build specific cultural profiles, which are significant for the definitions of concepts, goals, strategies and actions to redraw dynamically its purposes. The expression of this dynamic university is accomplished into the space of the extension with bold and renewed proposals able to promote dialogues, by deep relations of interaction and interchange of production and execution, with the society producing technologies capable to promoting the humanistic education and citizenship. The culture at the University is based, anthropologically, on the universe of relation and reconstruction of this proposal of humanist education, mediating and favoring the formation of university students. However, this youth, who positions herself in specific space and time and who experiment the proposed formation, sometimes does not establish relevant connections with the culture developed inside the University. By a process of reflection, from this context, emerge goals to think about the concept of culture at the University and on ways of knowing and doing at the extension, which favor the formation mediated by the understanding of the cultural universe in training and in the daily life of the university young persons. This research is limited by historical and cultural sceneries and economical-partner referring to the construction of a cultural politics in the public universities in Rio de Janeiro that, straightly, are driven by the directives currently proposed the Ministry of Culture and Education and by the Forum of Pro-rectors Extension of Brazilian Public Universities. The methodology appears in the course of investigation with the choice for the etnopesquisa of phenomenological conception. The micro-sociology contribute to understanding the social actor like producer and institutor of the speech and of the reality through social relations established from the involved groups and their political choices in context in daily life. The theoretical framework of this research is guided by the authors of cultural studies addressing: powders-modernity, social relations and group actions and policies and the social context as: Laclau (1978, 1996), Laclau e Mouffe (2004), Hall (1998, 2003), Garcia-Canclini (2005, 2006), Mendes (2007), Santos (2005, 2006), Nogueira (2000, 2005), Silva (2002), Readings (2002),), Souza (2007), Lapassade (2005), Ketele and Roegiers (1993) e Macedo (2006). Finally, the cultural politics in process of construction at the studied universities has shown the possibility of a differentiated experience at the university extension can add value in the humanist education and citizen. The consequences of these actions can come to strengthen the dynamic of policy construction based on a conception of culture, with alternative counter-hegemonic, what pays attention to the social demands in the powders-modernity
Palavras-chave: University
Culture
Politics Culture
Extension
Youth
Formation
Universidade
Política cultural
Juventude
Formação
Extensão universitária Rio de Janeiro
Ensino superior Rio de Janeiro
Jovens Educação Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Patricia Maneschy Duarte da. Universidade, política cultural e juventude: O saber, o fazer da extensão universitária nas universidades públicas. 2009. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10470
Data de defesa: 8-Dez-2009
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Patricia Maneschy Duarte da Costa.pdf2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.