Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10472
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Redes Educativas no Terreiro Ilè Omidayè: uma pesquisa com os cotidianos na cibercultura |
Título(s) alternativo(s): | Educational networks at Ilè Omidayè: a research with the daily contexts in the cyberculture |
Autor: | Pereira, Máira Conceição Alves |
Primeiro orientador: | Caputo, Stela Guedes |
Primeiro membro da banca: | Santos, Edméa Oliveira dos |
Segundo membro da banca: | Cinelli, Maria Luiza Sussekind Veríssimo |
Terceiro membro da banca: | Macedo, Roberto Sidnei Alves |
Quarto membro da banca: | Santos, Rosemary dos |
Resumo: | Esta tese origina-se na pesquisa de doutoramento desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ProPEd/UERJ, cujo objetivo é compreender as redes educativas constituídas em um terreiro de Candomblé e como elas se relacionam com os percursos formativos dos membros da comunidade-terreiro por meio de suas narrativas em interface com outros espaçostempos da cibercultura, especialmente o Facebook, e nos projetos e atividades culturais com os quais estão implicados. O campo da pesquisa é o terreiro Egbè Ilè Ìyá Omidayè Aṣé Obálayó, em sua forma abreviada, Ilè Omidayè, situado no município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, liderado por Mãe Márcia d Oxum, em interface com o ciberespaço, sobretudo com o Facebook. Constituem-se como interlocutores da pesquisa os membros do terreiro. A pertinência da pesquisa inscreve-se no movimento da perspectiva epistemológica da multirreferencialidade com os cotidianos e pela adoção do método da etnografia, apresentado em minha proposição como etnografia na cibercultura. A intenção deste trabalho foi revelar como as narrativas produzidas e circuladas dentrofora do Ilè Omidayè constituem, criam, recriam e ampliam redes educativas. Com o mergulho no campo, alguns eventos e projetos culturais relevantes nos cotidianos do terreiro pesquisado emergiram como dispositivos da pesquisa, ao lado de interações nas redes sociais, incluindo as realizadas no fotodiário online de pesquisa, muitas conversas, online e presenciais, e participação nos eventos. Os achados da pesquisa revelam que as narrativas e criações diversas dos interlocutores da pesquisa se relacionam com seus percursos formativos e com sua implicação com o terreiro, promovendo processos de autorização, em que se tornam autores de si mesmos, o que é potencializado com seus usos do digital em rede. O papel que Mãe Márcia assume como formadora e articuladora nessas redes educativas, com seus saberes e narrativas da água, inspirados em um modo de ser, fazer, pensar e estar no mundo como Oxum, como laço e conexão, reunindo e engajando pessoas, também se caracteriza como achado da pesquisa |
Abstract: | This work stems from the doctoral research developed in the Post-Graduation Program in Education in Rio de Janeiro State University - ProPEd / UERJ -, whose objective is to understand the educational networks constituted in Candomble communities and how they relate with the formative paths of their members through their narratives in interface with other spaces of cyberculture, especially Facebook, and in the cultural projects and activities with which they are involved. The field of research is the Candomble community Egbè Ilè Ìyá Omidayè Aṣé Obálayó, in its abbreviated form, Ilè Omidayè, located in the city of São Gonçalo, in Rio de Janeiro, led by Mãe Márcia d'Oxum, in interface with the cyberspace, especially with the Facebook. The members of the Candomblé community are constituted as research subjects. The pertinence and relevance of this study enrolled a broad movement of the epistemological perspective of multiple references to the daily contexts and by the adoption of the method of ethnography, presented in my proposition as ethnography in cyberculture. The intention of this work was to reveal how the narratives produced and circulated within Ilè Omidayè constitute, create, recreate and expand educational networks. With the dive in the field, some events and relevant cultural projects in the daily life of the community researched emerged as research devices, along with interactions in social networks, including those carried out in the online photodiary of research, many conversations, online and in person, and participation in events. The research findings reveal that the narratives and diverse creations of the research subjects relate to their formative pathways and their involvement with the Candomble community, promoting authorization processes, in which they become authors of themselves, which is enhanced by their uses of digital network. The role that Mãe Márcia assumes as a formator and articulator in these educational networks, with their knowledge and narratives of water, inspired by a way of being, doing, thinking and being in the world as Oxum, as a bond and connection, gathering and engaging people, is also characterized as a finding of the research |
Palavras-chave: | Educational Networks Narratives Cyberculture Daily Contexts Redes Educativas Cibercultura Cotidianos Educação Narrativas Candomblé |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PEREIRA, Máira Conceição Alves. Redes Educativas no Terreiro Ilè Omidayè: uma pesquisa com os cotidianos na cibercultura. 2018. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10472 |
Data de defesa: | 22-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Maira Conceicao Alves Pereira.pdf | 14,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.