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Tipo do documento: Tese
Título: A conformação da literatura infantil como disciplina no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932 1938)
Título(s) alternativo(s): The conformation of children s literature as a school subject on the Institute of Education of the Federal District(1932 1938)
Autor: Costa, Aline Santos 
Primeiro orientador: Silva, Marcia Cabral da
Primeiro membro da banca: Gondra, José Gonçalves
Segundo membro da banca: Silva, José Cláudio Sooma
Terceiro membro da banca: Lopes, Sonia Maria de Castro Nogueira
Quarto membro da banca: Bertoletti, Estela Natalina Mantovani
Resumo: A presente tese de doutorado tem por objetivo propor uma interpretação sobre a conformação da disciplina Literatura Infantil, no âmbito do Instituto de Educação do Distrito Federal, entre os anos de 1932 e 1938. Com base na mobilização de fontes de natureza diversa (entre as quais se destacam leis, pareceres, histórico escolar, anotações pessoais, artigos, manual de ensino e livros teóricos), busca-se entender como os conhecimentos difundidos no programa da disciplina se expandem para outras esferas sociais e colaboram para a construção de uma concepção sobre livro infantil. Este estudo, por um lado, circunscreve-se ao campo da História das Disciplinas Escolares; por outro, apoia-se em pressupostos teóricos e metodológicos extraídos da História Cultural e da História Social. Alguns resultados podem ser sublinhados. O primeiro aponta a contribuição de estudos na área da Psicologia do Desenvolvimento, mobilizados no âmbito da disciplina, com vistas à construção de uma idéia de literatura feita sob medida para a criança, seu público almejado. Ademais, os predicativos para o livro infantil, debatidos no campo da disciplina, ganham outras esferas sociais, em decorrência, principalmente, da atuação polivalente dos educadores associados ao Instituto de Educação do Distrito Federal e à disciplina Literatura Infantil. Por fim, aponta-se para o prolongamento das preocupações em se definir uma literatura adequada à criança, por meio da análise do manual Metodologia da Linguagem (1949), de Janetta Budin, professora catedrática do Instituto de Educação, nos anos de 1940, uma década após a disciplina Literatura Infantil ter perdido seu status de disciplina independente
Abstract: This PhD thesis aims to interprete how the children's literature discipline conformed within the Instituto de Educação from the Federal District between the years of 1932 and 1938. Utilizing different kinds of sources (such as laws, opinions, school records, personal notes, articles, teaching manuals and theoretical books), the main objective is to understand how the knowledge diffused in the syllabus of the discipline expands to other social spheres and collaborate with the construction of the concepts regarding children s books. This study, on one hand, is limited to the field of History of School Disciplines; on the other hand, is supported by theoretical and methodological assumptions drawn from Cultural History and Social History. Some results may be underlined, e.g the contribution of studies in the field of Developmental Psychology, mobilized within the scope of the discipline aiming to the construction of a tailored literature made for children, its target audience. Other than that, the predicates about children's books discussed in the field of the discipline are expanded to other social spheres, mainly due to the multipurpose acting of the associated educators from Instituto de Educação of the Federal District and also the discipline of Children's Literature. Finally, it focuses on the extension of the concerns about defining what is appropriate literature for children by analyzing the manual Metodologia da Linguagem (1949) by Janetta Budin, Professor at Instituto de Educação during the 1940s, one decade after the Child Literature discipline lost it status of independent discipline
Palavras-chave: School Subject
Institute of Education of the Federal District
Disciplina Escolar
Instituto de Educação do Distrito Federal
Educação
Literatura Infantil
Instituto de Educação do Distrito Federal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Aline Santos. A conformação da literatura infantil como disciplina no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932 1938). 2018. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10473
Data de defesa: 19-Fev-2018
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