Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10474
Tipo do documento: Tese
Título: Mediações e práticas culturais em uma escola de educação integral, o Ciep Avenida dos Desfiles/Passarela do Samba
Título(s) alternativo(s): Mediation and cultural practices in a school of integral education, the Ciep Avenue of the Parades / Passarela do Samba
Autor: Genuncio, Jenesis 
Primeiro orientador: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Adelia Maria Miglievich
Segundo membro da banca: Santos, Edna Maria dos
Terceiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Quarto membro da banca: Chagas, Mario de Souza
Resumo: Este trabalho é fruto de alguns anos de experiência e reflexões sobre a aproximação entre instituição escolar e organização comunitária. Para desenvolvê-lo, analisamos o programa de Ação Cultural implementado nos Centros Integrados de Educação Pública do estado do Rio de Janeiro, no primeiro governo de Leonel Brizola. Em nosso caso, no CIEP Avenida dos Desfiles/Passarela do Samba, no bairro do Catumbi e seu entorno, no período de 1984 a 1987. Na agenda de pesquisas da teoria política e educacional contemporânea, devemos incluir estudos sobre cultura em Gramsci, em alguns marxismos e sobre as teorizações do papel do Estado, da política educacional e da ação de classe, realizados por essa tradição cultural. O conceito de mediação cultural, advindo das ideias de Gramsci, foi fundamental para que o desenvolvimento do projeto da tese fosse conduzido pelas tensões entre teoria e prática, conforme propôs o pensador italiano. O que nos fez buscar a pesquisa como possibilidade é a interação possível entre o mundo da cultura e o da educação, para a transformação deste mundo em outro mais solidário. Assim, partindo de nossas inferências iniciais, levamos em consideração as dimensões políticas, econômicas e culturais, no que tange às ocorrências cotidianas relatadas por profissionais do CIEP, intelectuais, lideranças comunitárias e animadores culturais, buscando explicitá-las nessas dimensões e em suas relações com aquele momento histórico no Rio de Janeiro e no Brasil
Abstract: This work is the fruit of some years of experience and reflections on the approximation between school institution and community organization. To develop it, we observe the Cultural Action program implemented in the Integrated Centers of Public Education of the State of Rio de Janeiro, in the first government of Leonel Brizola. In our case, in the CIEP Avenue of the Catwalks in the neighborhood of Catumbi and its surroundings, from 1984 to 1987. In the research agenda of contemporary political and educational theory, we must include studies of culture in Gramsci, some Marxisms and on the theories of the role of the State, of educational policy and of class action, carried out by this cultural tradition. The concept of cultural mediation, coming from the ideas of Gramsci, becomes fundamental so that the development of the thesis project is driven by the tensions between theory and practice as proposed by the Italian thinker. What makes us seek in research as a possibility is the possible interaction between the world of culture and education, for the transformation of this world into another more solidary. Based on our initial inferences, we take into account the political, economic and cultural dimensions of daily occurrences reported by CIEP professionals, intellectuals, community leaders and cultural animators, seeking to make them explicit in these dimensions and in their relations with the existing historical moment in Brazil and in Rio de Janeiro
Palavras-chave: Integral Education
CIEP Avenida dos Desfiles/Samba Footbridge
Mediations
Cultural Practices
Educação Integral
CIEP Avenida dos Desfiles/Passarela do Samba
Práticas Culturais
Anos 1980
Educação
Escola pública
Cultura
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10474
Data de defesa: 21-Mar-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Jenesis Genuncio.pdf10,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.