Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10475
Tipo do documento: Tese
Título: Digital Storytelling: uma experiência de pesquisa-formação na cibercultura
Título(s) alternativo(s): Digital Storytelling: a Teaching-research experience in cyberculture
Autor: Maddalena, Tania Lucía 
Primeiro orientador: Santos, Edméa Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Xavier, Antonio Carlos dos Santos
Segundo membro da banca: Souza, Elizeu Clementino de
Terceiro membro da banca: Cardoso, Janaina da Silva
Quarto membro da banca: Santos, Rosemary dos
Resumo: O presente texto de tese aborda a Digital Storytelling (narração digital de histórias) como ato de currículo na formação de professores, tendo como principal objetivo compreender como a contação de histórias digitais pode potencializar as narrativas de si dos professores em formação. Partimos do pressuposto que na cibercultura as práticas do aprenderensinar se manifestam numa multiplicidade de linguagens e espaçostempos, propiciando, nesse contexto, o surgimento de novas formas de narrar e contar histórias. E, em campo, buscamos o potencial dessas práticas. As abordagens teórico-metodológicas da pesquisa inspiram-se na perspectiva epistemológica da multirreferencialidade (MACEDO, 2010; ARDOINO, 1998; SANTOS 2005; 2014), com as pesquisas com os cotidianos (CERTEAU, 2012; ALVES, 2014; SPINK, 2017) tendo como o método e opção política a pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS, 2005, 2014), prática de pesquisa que promove uma imersão e ação de co-autoria no campo, formando e se formando no intercâmbio com os praticantes culturais. O campo de pesquisa foi realizado na turma da disciplina Tecnologias e Educação do curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, no segundo semestre de 2015 e no primeiro semestre de 2017 nos quais foram trabalhados diversos gêneros híbridos da Digital Storytelling: Visual Storytelling no Instagram, Digital Storytelling em formato de vídeo, Blog como memorial hipertextual de formação entendidos como dispositivos da pesquisa-formação. Após a experiência do campo e do processo pedagógico obtivemos diversas autorias dos estudantes nas quais surgiram invenções digitais de si. A tessitura entre memória, experiência e ficção na criação de narrativas digitais, públicas e compartilhadas em rede deixaram três noções que consideramos achados da pesquisa: as hiperescritas de si na formação de professores; a potência da experiência formativa narrada em rede e as micro-ficções de formação para (re)pensar a educação
Abstract: This thesis deals with Digital Storytelling as a curriculum act in teacher training. Our main objective is understanding how digital storytelling can enhance the narratives of the teachers during their training. We start from the assumption that in cyberculture the practices of learning to learn are manifested in a variety of languages and spaces, providing, in this context, the emergence of new ways of narrating and telling stories. And, whilst in the field, we seek the potential of these practices. The theoretical-methodological approaches of the research are inspired by the epistemological perspective of the multireferentiality (MACEDO, 2010; ARDOINO, 1998; SANTOS 2005, 2014), with the researches with the everyday ones (CERTEAU, 2012; ALVES, 2014; SPINK, 2017). As a political statement we chose the teaching-research in the cyberculture method (SANTOS, 2005, 2014), a research practice that promotes an immersion and co-authorship in the field, enabling the self-development and the development of the cultural practitioners involved. The research was carried out during the Technology and Education discipline of the Pedagogy course at the State University of Rio de Janeiro - UERJ, during the second semestre of 2015, and during the first semestre of 2017, when the following hybrid genres of Digital Storytelling were used as teaching resources: Visual Storytelling in Instagram, Digital Storytelling in video format, Blog as a hypertextual memoir of training understood as a resource of research-training. After the field experience and the pedagogical process, we obtained several authoral works from the students in which the digital inventions of themselves arose. The various arrangements between memory, experience and fiction in the creation of digital, public and shared network narratives lead to the establishment of three notions that we consider our research findings: the hyperescripts of self in the formation of teachers; the power of the formative experience narrated in the network and the microfictions of formation to (re) think the education
Palavras-chave: Digital Storytelling
Teacher training
Cyberculture
Educational Technology
Digital Storytelling
Formação de professores
Cibercultura
Tecnologia Educacional
Hiperescritas
Educação
Professores - Formação
Computadores e civilização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MADDALENA, Tania Lucía. Digital Storytelling: uma experiência de pesquisa-formação na cibercultura. 2018. 198 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10475
Data de defesa: 5-Fev-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Tania Lucia Maddalena.pdf7,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.