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Tipo do documento: Tese
Título: Jovens e Linguagem: um texto no contexto do ProJovem Trabalhador de Patos - Paraíba
Título(s) alternativo(s): Youth and Language: a text in the context of the ProJovem Worker of Ducks - Paraíba
Autor: Vasconcelos, Tatiana Cristina 
Primeiro orientador: Pereira, Rita Marisa Ribes
Primeiro membro da banca: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Segundo membro da banca: Miranda, Luciana Lobo
Terceiro membro da banca: Freitas, Maria Teresa de Assunção
Quarto membro da banca: Andrade, Eliane Ribeiro
Resumo: Juventudes, jovens, políticas públicas, linguagem e subjetividades são alguns dos temas tratados neste estudo que tem por objetivo analisar o que dizem os jovens que participam do Programa ProJovem Trabalhador do município de Patos (Paraíba) sobre sua condição juvenil e sobre os modos como se enunciam a si mesmos. Assim, buscamos refletir em torno dos seguintes questionamentos: Quem são esses jovens? Como estes constituem suas subjetividades a partir de suas relações com outros jovens? Nas suas narrativas quais discursividades estão presentes? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, que contou com a participação de nove jovens. Optou-se por uma dinâmica de oficinas e entrevistas como estratégias de trabalho de campo, organizadas a partir de uma perspectiva sócio-histórica e crítica da cultura. Pensando a escolha teórico-metodológica como uma opção ética e política, tem-se como alguns dos interlocutores Mikhail Bakhtin, Marília Amorim, Rita Ribes Pereira, Lúcia Rabelo de Castro, Solange Jobim e Souza, Maria Tereza Freitas, Juarez Dayrell, Angelina Peralva e Machado Pais. As histórias e experiências trazidas pelos jovens neste estudo oferecem reflexões acerca das imagens da juventude sacralizadas para tratar de sujeitos concretos, bem como o reconhecimento da existência de espaços e tempos distintos onde essas experiências se materialização. Os discursos que os jovens trazem ao buscarem se enunciar abordam temáticas diversas, tais como literatura, música, dança, escola e educação, trabalho, uso de álcool e outras drogas, relacionamentos com amigos e suas influências, vida familiar e diálogo, saúde-doença, esporte, cidade e lazer, dificuldades, mortes, ausências, intolerância, sexualidade e expectativas. Suas narrativas demarcam a inexorável relação entre sujeito e sociedade. Ao se apresentarem enquanto sujeitos singulares trazem à baila temas que perpassam toda a sociedade, posicionando-se sobre as questões que envolvem as relações assimétricas entre crianças/jovens e adultos. As políticas públicas de juventude e o ProJovem Trabalhador foram re-pensados a partir do dialogismo e da alteridade, visto que as práticas de programas de juventude precisam ser tomadas como experiências estéticas. Assim, considerando a pesquisa-intervenção como busca, encontro, conflito, tradução, compreensão e que o conhecimento deve ser também re-conhecimento, enquanto sujeitos históricos inseridos em um contexto sociocultural, pesquisador e pesquisados fomos nos constituindo pelas sendas da vida em seus fluxos e multiplicidades a partir da linguagem
Abstract: Youth, youth, public policy, language and subjectivity are some of the issues addressed in this study have to aim analyze what they say young people participating in the Program ProJovem Trabalhador the city of Patos (Paraíba) youth about their condition and about the ways they enunciate themselves. Thus, we reflect on the following questions: Who are these kids? As these constitute their subjectivities from their relationships with other young people? In its narrative discourses which are present? To this end, we conducted a field study with a qualitative approach, which was attended by nine young. We opted for a dynamic workshops and interviews as strategies for field work, organized from a socio-historical and cultural criticism. Considering the theoretical and methodological choice as an option ethics and politics, has some of the interlocutors as Mikhail Bakhtin, Marilia Amorim, Ribes Rita Pereira, Lucia Rabelo de Castro, Solange Jobim e Souza, Maria Teresa Freitas, Juarez Dayrell, Angelina Peralva and Machado Pais. The experiences brought by the youth in this study offer reflections on the images of youth sacralized to deal with concrete subjects, as well as the recognition of different spaces and times where these experiences are materializing. The discourses that seek to bring young people to articulate on various themes, such as literature, music, dance, school, education, work, alcohol and other drugs, relationships with friends and influences, family life and dialogue in health and disease, sport and leisure city, difficulties, death, absence, bigotry, sexuality and expectations. Their narratives demarcate the relationship between subject and society. By presenting themselves as subjects individuals bring to the fore issues that permeate the entire society, positioning themselves on the issues involving the asymmetrical relationships between children/young people and adults. Public policy and youth ProJovem Trabalhador were re-designed from the dialogism and alterity, since the practices of youth programs need to be taken as aesthetic experiences. Thus, considering the intervention research as a quest, encounter, conflict, translation, comprehension and knowledge should also be re-cognition as historical subjects entered into a sociocultural context, researcher and researched were in the paths of life forming in their flow and multiplicities from the language
Palavras-chave: Youth
Young
Language
Public Policy
ProJovem Trabalhador
Juventude
Jovens
Linguagem
Políticas Públicas
ProJovem Trabalhador
Educação de jovens e adultos
Educação para o trabalho
Subjetividade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Jovens e Linguagem: um texto no contexto do ProJovem Trabalhador de Patos - Paraíba. 2012. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10479
Data de defesa: 29-Ago-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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