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Tipo do documento: Tese
Título: A negociação do que é sem mal: currículo, cosmologia e diferença entre os mbyá (guarani)
Título(s) alternativo(s): Mba e pa ra e Marae yn Mbya kuery: Currículo ha egui arundo regua
Autor: Lopes, Danielle Bastos 
Primeiro orientador: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Primeiro membro da banca: Freire, José Ribamar Bessa
Segundo membro da banca: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Terceiro membro da banca: Benites, Tonico
Quarto membro da banca: Monserrat, Ruth Maria Fonini
Resumo: Os mbyá são um grupo de língua guarani, do tronco Tupi, do litoral do Sudeste do Brasil. Localizam-se tanto nos territórios brasileiros, como argentino, paraguaio, uruguaio e boliviano. O grupo que estudo, reside no Rio de Janeiro desde os anos 1990. Houve a entrada de guaranis na região Sudeste, mais precisamente desde a década de 1950. Os mbyá, concebem os seres que povoam outras regiões do cosmos como os -Já, seres não humanos, e inclusive, alguns deles, como propriamente desumanos, pois são dotados de características negativas ao homem. Esses espíritos, assim como os seus mitos de criação e xamanismo circulam toda a relação de educação na sociedade guarani, como também a relação com a escolarização. Argumento, que a proximidade com a escola estadual indígena presente no seu território, assim como as relações de currículo que são constituídos pela política nacional, não se desassociam dessa relação cosmológica, com seres, espíritos e formas animais outras . Entendo currículo, portanto, como um panorama de multiplicidades que integra homogeneidade e diferença; não apenas relacionado a documentos escritos e protocolares, mas, à própria negociação pela manutenção da escola em seu território e entrosamento com os espíritos não-humanos. Esse entendimento de currículo, argumento central da tese, em suma, tentará demonstrar o quanto da lógica do sensível, cosmologia e corporalidade mbyá não se adequam facilmente às políticas de currículo; mesmo aquelas que se qualificam como interculturais e bilingues
Abstract: Mbya kuery ma nhandeva e ete i pe ijayvu va e, ha e va e ayvu ma tronco tupi ja ea gui ou. Ha egui oiko va e yguaxu re en rembe re ma, Sudeste do Brasil py ma. Oiko apy Brasil py ha e Argentina, ha egui Paraguai py, ha egui Bolivia py. Anhembo e va e apy Mbya reko régua ma, ha e kuery oiko 1990 gui ve ae apy Rio de Janeiro py. Apy Sudeste py tavy, Mbya oiko nhepyrun ypy ma 1970 gui ve ae ma. Nbya kuery ma, oikuaa yma guive ae ma, oikoa va e jaexa e yn va e inharandu rupi, nhande va ete i raingua e yn. Ha e va e raingua mymba ma ivaikue va e regua ma, ha e va e raingua ndoapo porãi ri ava va e kuery reko py. Ha e va e nhe engue ma, petein kaujo nhepyrua rami avi, oiko arandu ete Mbya kuery nhe en mbyte rupi avi, omamarandu avã teko ete ha e va e ma nhembo eaty rupi onhenhembo e avã avi. Ayvu va e Mbya kuery rekoa rupi ikuai va e nhembo e aty rupi ma, oin peixa currículo nacional py ma, ayn guive , ja onhembopara ma kuaxia para re nhembo eaty rupi, onhenhembo e avã teko ha egui ayvu ete regua re. Aikuaa currículo, ha epy ma ayn onhemoin opa mba e onhemba apo avã regua va e ha e javi. Peixa oin va e kuaxia para re documentos nacionais ha egui protocolo regua va e ha e javi. Nhemoin avi peixa teko jaexayn va e regua avi ha e javi, ojeexauka avã nhembo e aty rupi. Kova e currículo jekuaa porã avã ma, ko ayvu mbyte porã, oexauka mba exapa tete rekove Mbya kuery reko regua. Haxy ojejogua uka avã peixa politica py, mokoin ayvu rupi ijayvu tein
Palavras-chave: Mbya
nhembo e ete
Araundu ha egui currículo
Mbyá (guarani)
Cosmologia e xamanismo
Educação
Currículo
Cosmologia
Guarani
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LOPES, Danielle Bastos. A negociação do que é sem mal: currículo, cosmologia e diferença entre os mbyá (guarani). 2016. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10481
Data de defesa: 20-Abr-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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