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Tipo do documento: Tese
Título: Teatros da modernidade: representações de cidade e escola primária no Rio de Janeiro e em Buenos Aires nos anos 1920
Título(s) alternativo(s): Theaters of modernity: representations of city and primary school in Rio de Janeiro and Buenos Aires in the 1920s
Autor: Silva, José Cláudio Sooma 
Primeiro orientador: Gondra, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Ascolani, Adrián Alberto
Segundo membro da banca: Vidal, Diana Gonçalves
Terceiro membro da banca: Gonçalves Neto, Wenceslau
Quarto membro da banca: Xavier, Libânia Nacif
Resumo: A pesquisa se interessa pelas diferentes representações de ensino primário e de cidade que foram construídas em função do entrelaçamento dos ambientes urbanos com os escolares durante os anos 1920. Baseada na análise de periódicos, legislação educacional e medidas de reforma da antiga capital do Brasil e da capital da Argentina, problematiza as dimensões de governo nos planos da cidade e da educação. A aceleração dos tempos e o crescimento urbano das duas primeiras décadas do século XX trouxeram consigo a necessidade de articular iniciativas diversas que racionalizassem o desenho arquitetônico e organizassem os comportamentos e tradições da população carioca. Foi em função dessas características que ocorreu no período o entrelaçamento da ciência do urbanismo com os saberes e práticas proporcionados pela escola primária. Nesse sentido, sob a lógica governamental, Escola e Cidade passaram a ser concebidas de modo articulado, tendo em vista um repertório comum de estratégias, porque se ansiava converter a Cidade em um espaço educativo e a Escola em um dispositivo para incutir ideais de urbanidade e de higiene pública. Com o objetivo de concretizar essa conversão da Cidade e da Escola, ocorreu uma efetiva invasão das circunstâncias citadinas sobre os tempos e espaços escolares, bem como uma impregnação destes sobre a cidade. Projetou-se para a educação primária a tarefa de explicar as transformações urbanas, de modo que estas fossem aceitas e passassem a ser valorizadas. De maneira correlata, investiu-se na dimensão educativa que a organização e harmonização dos componentes da paisagem urbana carioca deveriam desempenhar. Tais preocupações concorreram para que algumas estratégias fossem mobilizadas pela Prefeitura e a Diretoria Geral de Instrução Pública, almejando ensinar à população as formas corretas de praticar a cidade. Dentre estas, grande atenção foi dispensada aos espetáculos educacionais protagonizados pelas crianças. Os efeitos desses acontecimentos não se encerravam nas encenações. As ações que antecediam os referidos espetáculos se caracterizavam, igualmente, como oportunidades que convidavam a população a visualizar, refletir e tecer comentários sobre os ideais de harmonia, higiene e disciplinarização que impulsionavam a realização desses eventos que invadiam a cidade com uma freqüência regular e uma forma própria. A relevância adquirida por esses espetáculos educacionais em terras cariocas instigou-me a pensar uma possível circulação dessa modalidade de inculcar hábitos e comportamentos entre as crianças e adultos em um contexto sul-americano, considerando preocupações educacionais relativas ao ensino primário associadas ao movimento de remodelação urbana entre finais do século XIX e as primeiras décadas do XX. Desse modo, essa preocupação funcionou como chave de entrada para pensar aproximações e distanciamentos entre os espetáculos educacionais nas cidades do Rio de Janeiro e de Buenos Aires. O caminho trilhado por este estudo possibilitou apontar, no caso carioca, para um redimensionamento na concepção de modernidade no decurso do período analisado. Se até os anos 1920 o foco estivera nas obras públicas de modernização , a partir de então se deslocava para a necessidade de racionalização da cidade e para a inculcação de atitudes de modernidade na população. No caso portenho, a partir de finais do século XIX, os projetos de intervenção pública foram pautados na grilla e no parque , o que significou um esforço de pensar um planejamento global para a capital. A virada para a década de 1920, por sua vez, foi marcada pela elaboração de um novo Plano Regulador , voltado para conter os avanços do subúrbio e atenuar as incoerências advindas do fluxo intenso de veículos e pedestres. Com a perspectiva de inculcar atitudes de modernidade e o desígnio de conter os avanços do subúrbio e de harmonizar o fluxo de automotores e pedestres, as atenções, nas duas capitais, se voltaram para a educação primária. Nas experiências estudadas, as intervenções na cidade e na escola primária foram compreendidas como condição para despertar, exigir e avaliar um conjunto de comportamentos concebido como indispensável para a multiplicação de condutas e hábitos adequados à modernidade desejada.
Abstract: The research was interested in the different representations of the primary teaching and of the city of Rio de Janeiro which were built according to the interlacing of the urban environment with the school ones during the 1920s. Based in the analysis of the periodical publications, educational legislation and actions of reform in the old capital of Brazil and in the capital of Argentina, this study problematizes the educational and urban dimensions of the government. The acceleration of time and the urban growth in the two first decades brought the necessity of articulating different initiatives that rationalized the architectural design and organized the manners and popular traditions. It was according to these characteristics during that period that the interlacing of the science of urbanism with the knowledge and practices of the primary schooling occurred. In this table, under the government logic, School and City began to be designed in the view of a common repertoire of strategies. This was explained because they longed to convert the City in an educational space and the School in a device to transfuse urban and public hygiene ideals. With the objective of realizing the conversion of the City and the School an effective invasion of the city circumstances occurred in the school time and spaces and the impregnation of those over the city. It was projected to the primary education the task of explaining the urban transformations in a way that they were accepted and became valued. In the same way, it was invested in the educational dimension which the organization and harmonization of the urban carioca landscape should interpret. These concerns concurred to the different strategies that were mobilized by the City Hall and the Diretoria Geral de Instrução Pública that aimed the teaching of correct ways for the population to practice the city. Among these, because they systematized a lot of what they intended to disseminate, a great attention was spent in educational shows played by the children. The benefits of those events didn t end in the staging. Before anything else, the backstage moments , in the same way, were characterized as opportunities which invited the population to visualize, reflect and weave comments on the ideals of harmony, hygiene and disciplining which boosted the making of these events which invaded the city with a growing frequency. The relevance gained by these educational spectacles in the carioca ground instigated me to think in a possible circulation of this modality of engraining habits and behaviors among children and adults in a South American context, considering the educational uneasiness of the primary teaching associated to the movement of urban improvement between the final decades of the nineteenth century and the first decades of the twentieth. So this concern was appointed as a key of entrance to sew up some possible approximations and detachments between the educational shows in the cities of Rio de Janeiro and of Buenos Aires. The path followed by this study made possible to point, in the carioca case, to a resizing in the modernity conception in the course of the analyzed period. If, until the 1920s, the focus had been in the public works of modernization , now it moved to the necessity of the rationalization of the city and to the inculcation of modernity attitudes in the population. In the portenho case, from the end of the nineteenth century on, the projects of public intervention had been based in the grilla and in the park , which meant an effort to think a global planning for the capital. The turn to the 1920 s decade was marked by the necessity to prepare a new Plano Regulador that contained the suburb advancements and lessen the incoherence originated in the intense flow of vehicles and pedestrians. With the perspective of inculcating modernity attitudes and the intention to restrain the suburbs advances and harmonize the flow of automotives and pedestrians the attentions, in the two cities, were turned over to the primary education. In the experiences studied the interventions in the city and at school had been interpreted as a condition that aroused, demanded and evaluated that group of behaviors planned as indispensable to the multiplication of conducts and suitable habits to the modernity desired.
Palavras-chave: Primary education (1920-1930)
History of education
Escolarização primária (1920-1930)
Administração Carneiro Leão (1922-1926)
Administração Fernando de Azevedo (1927-1930)
Ensino de primeiro grau - História - Rio de Janeiro - Séc. XX
Ensino de primeiro grau - História - Buenos Aires (Argentina) - Séc. XX
Teatro na educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, José Cláudio Sooma. Teatros da modernidade: representações de cidade e escola primária no Rio de Janeiro e em Buenos Aires nos anos 1920. 2009. 321 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10482
Data de defesa: 10-Jul-2009
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



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