Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10485
Tipo do documento: Tese
Título: Que rei sou eu? Escolas públicas de excelência, políticas educacionais e currículo: uma análise sobre o processo de instituição da Educação Infantil no Colégio Pedro II
Título(s) alternativo(s): What king am I? Public schools of excellence, educational policies and curriculum: an analysis of the process of institutionalization Early Childhood Education in the Pedro II School
Autor: Oliveira, Cristiane Gomes de 
Primeiro orientador: Frangella, Rita de Cassia Prazeres
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Ferraço, Carlos Eduardo
Terceiro membro da banca: Motta, Flavia Miller Naethe
Quarto membro da banca: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Resumo: Este estudo tem o objetivo de analisar o processo de produção curricular em uma tradicional escola pública da Rede Federal de Ensino do Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II, tendo como lócus de investigação o processo de instituição da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica. Partindo do modelo heurístico de análise das políticas educacionais de Stephen Ball, a pesquisa é desenvolvida aportada numa perspectiva discursiva no diálogo com Ernesto Laclau e Homi Bhabha. A partir desses aportes teóricos, postulando a negação de uma cultura original, essencializada, e a ideia de um currículo como texto a ser implantado, o currículo é assumido como enunciação cultural, como práticas discursivas em espaços de negociação e articulação de múltiplos sentidos produzidos em contextos de produção interligados. Torna-se, portanto, território inacabado de produção de conhecimentos e disputas políticas em situações contingenciais, em que diferentes grupos de interesse vão se articulando em discursos equivalentes e nos conflitos das diferenças. Em contexto brasileiro de investimento em políticas públicas que caracterizam uma nova institucionalidade da infância, estudos do campo da Educação Infantil dialogam com teorias pós-coloniais apontando para a necessidade de práticas pedagógicas na educação de crianças pequenas em creches e pré-escolas que sejam desenvolvidas na perspectiva da diferença. As políticas curriculares em um colégio que traz o discurso de excelência na oferta do ensino público de qualidade, e que se propõe a oferecer a Educação Infantil após 175 anos de existência, são investigadas em diálogo com a observação in loco das práticas educacionais em suas articulações e negociações cotidianas que constituem o tempo-espaço escolar como espaço de produções de significação do currículo. Compõem o material de análise registros em Diário de Campo de observações feitas nos diferentes espaços de enunciação do contexto investigado, análise documental produzida pela instituição, sítios da internet relacionados e entrevistas realizadas com Coordenadores, Orientadores Pedagógicos e Equipe Gestora, nas quais são evidenciados os discursos que tensionam a produção de sentidos de qualidade na Educação Infantil. Os dados da pesquisa revelam, no contexto analisado, que a Educação Infantil insurge, ela própria, como diferença, constituindo-se na prática de diferir o espaço escolar, que negocia, articula, mobiliza e desloca saberesfazeres institucionalizados nas políticas de produção curricular. As ambivalências da Educação Infantil se apresentam, nesse contexto, ainda mais complexificadas: se por um lado são observados avanços significativos na ressignificação da infância, da perspectiva da diferença e do lugar da infância nas produções curriculares, por outro, surgem outras tensões e deslocamentos que mobilizam o discurso da diferença e igualdade de questões referentes à Educação Infantil no âmbito da instituição, em relação às outras etapas da Educação Básica, que retornam ao ponto sobre as limitações e possibilidades de pedagogias que garantam o protagonismo infantil e escapem aos moldes escolarizantes da infância, nas articulações das políticas curriculares da Educação Infantil e na significação de qualidade hegemonizada na instituição
Abstract: This study aims to analyze the curricular production process in a traditional public school of the federal network of education of Rio de Janeiro, The Pedro II College. The locus of investigation is the institutional process of the Early Childhood Education as the first stage of Basic Education. From the heuristic model of analysis of educational policies of Stephen Ball, the research is developed in a discursive perspective in dialogue with Ernesto Laclau and Homi Bhabha. From these theoretical contributions, it is postulated a denial of the idea of an original, essentialized culture and is also against the curriculum as a text to be implanted. Instead, the curriculum is assumed as cultural enunciation, as discursive practices of negotiation spaces and articulation of multiple meanings produced in interconnected contexts of production. Therefore, the curriculum becomes an unfinished territory of knowledge production and political disputes in contingency situations, where different group`s interests are articulated in equivalent discourses, always in conflict because of the differences. In the context of investment in public policies that characterize a new institutionalization of childhood education in Brazil, studies on the field of early childhood education dialogue with postcolonial theories pointing the need for pedagogical practices in the education of young children in kindergartens and pre-schools that are developed on a difference perspective. The curricular policies in a 175 years old school that offers Early Childhood Education and presents itself with the discourse of excellence and quality public education are investigated in dialogue with the observation in loco of educational practices and their articulations. It is also investigated how this operates within everyday negotiations that constitutes school time-space, as a space for productions of meaning of the curriculum. The discourses that tensions the production of meanings of quality in Early Childhood Education where investigated by the analysis of the records of the diaries that where made on the field; the observations that where made in the different spaces of enunciation in the context investigated; the documentary analysis produced by the institution; websites and in interviews with coordinators, pedagogical guides and management team. The data, in the context analyzed, reveals that Child Education emerges as a difference. It constitutes itself in the practice of deferring of the school space. This space negotiates, articulates, mobilizes and dislocates institutionalized knowledge/know-how in curricular production policies. The ambivalences of Early Childhood Education are even more complex in this context. On one hand, significant advances are observed in the re-signification of childhood, from the perspective of difference and from the place of childhood in curricular productions. On the other hand, there are other tensions and displacements that mobilize the discourse of difference and equality from the questions concerning Early Childhood Education to the scope of the institution in relation with the other stages of basic education. This helps to return to the point about the limitations and possibilities of pedagogies to guarantee children`s protagonism and escapes from the educational patterns of childhood by the articulations of curricular policies of Early Childhood Education and in the significance of the hegemonic meaning of quality in the institution
Palavras-chave: Curriculum
Curriculum policies
Early childhood education
Discourse
Difference
Quality
Pedro II College
Currículo
Políticas curriculares
Educação Infantil
Discurso
Diferença
Qualidade
Educação
Ensino infantil
Escola pública
Colégio Pedro II
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Cristiane Gomes de. Que rei sou eu? Escolas públicas de excelência, políticas educacionais e currículo: uma análise sobre o processo de instituição da Educação Infantil no Colégio Pedro II. 2017. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10485
Data de defesa: 29-Mar-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Cristiane Gomes de Oliveira.pdf5,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.