Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10486
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Os olhos tristes da fita rodando no gravador : as tecnologias educacionais como artesanias docentesdiscentes |
Título(s) alternativo(s): | "Os olhos tristes da fita rodando no gravador": educational technologies as students and teachers crafts |
Autor: | Silva, Leonardo Amaro Nolasco da ![]() |
Primeiro orientador: | Soares, Maria da Conceição Silva |
Primeiro membro da banca: | Alves, Nilda Guimarães |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Inês Barbosa de |
Terceiro membro da banca: | Givigi, Ana Cristina Nascimento |
Quarto membro da banca: | Barros, Maria Elizabeth Barros e |
Quinto membro da banca: | Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
Resumo: | Este trabalho intenta pensar como docentesdiscentes, imersos em cenários da formação de professores, agenciam o exercício do magistério a partir das/ com as tecnologias, sejam elas digitais e/ou analógicas. Objetiva-se saber o que se cria com os usos praticados com essas tecnologias, a partir de quatro noções desenvolvidas na tese: a aprendizagem inventiva, as dramaturgias docentesdiscentes, as autorias partilhadas e as bricolagens tecnológicas. Não se trata de analisar experiências didáticas, mas sim pensar com elas com as operações de usuários , questionando nossas convenções sobre o que é educativo, pedagógico ou didático. Com isso, busca-se construir possibilidades de pensamentos sobre a produção material do trabalho docente, principalmente em um tempo histórico onde os discursos de modelização didática crescem vertiginosamente. Ao abordarmos as tecnologias sob o viés das artesanias que inscrevem no mundo as assinaturas dos trabalhadores, iremos pensa-las como resistências criativas e coletivas a toda sorte de ritos padronizadores. A pesquisa procurou identificar, nos/com os cotidianos da formação, os usos que as tecnologias assumem entre/com as práticas educativas, tomadas como dramaturgias, considerando as formas de apropriação que subvertem e/ou reinventam os roteiros mais conhecidos. Para pensar esses usos ou melhor, para pensar o que esses usos produzem segui os meus próprios passos em sala de aula, buscando construir com os meus interlocutores de pesquisa alguns entendimentos sobre as relevâncias e as insignificâncias das práticas por nós mesmos fabricadas e/ou das quais somo veículos (CERTEAU, 1994). Também peregrinei pelas salas de outros professores, observando modos de aprenderensinar e apropriações tecnológicas |
Abstract: | This work intends to think how teacherstudents who are in the teacher training's cenario, working as agents of such practice with digital and/or analogical techonologies, have the objective to understand what is created with the uses of the mentioned technologies, based on four notions, which are: inventive learning, teacherstudents dramartugies, shared authorship and technological bricolages. It is not the analysis of some didactic experiences, but rather a way of thinking with them, the user's operations, questioning our conventions over what is educational, pedagogical or didactic. In this sense is sought the construction of thinking possibilities about material production of a kind of teaching work, specially in a historical moment when didactic modeling discourses grow vertiginously. Therefore, as we approach the technologies under the bias of handicrafts which inscribe the signatures of the workers in the world, we wil think os them as creative and collective resistances to all sort os standardazing rites. This research aimed to identify the uses that techologies assume with the educational practices, taken as dramartugies, considering the appropriation forms that subvert and/or reinvent as its best, the known scripts. In order to think such uses, or rather, about what they produce, i followed my own steps in the classrooms, trying to build with my research'interlocutors some understanding over the relevance and insignificance on the practices we have created ourselves, being part of it as vehicles (CERTEAU, 1994). I also wandered around the others teacher's rooms, observing their teachinglearning and technological appropriations |
Palavras-chave: | Educational Technologies Teacherstudents Dramartugies Handcrafts Teacher Training Everyday Life Studies Tecnologias educacionais Dramaturgias Docentesdiscentes Artesanias Formação de professores Cotidianos Educação Educação - Efeito das inovações tecnológicas Professores Formação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Leonardo Amaro Nolasco da. Os olhos tristes da fita rodando no gravador : as tecnologias educacionais como artesanias docentesdiscentes. 2018. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10486 |
Data de defesa: | 27-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Leonardo A Novasco da Silva.pdf | 7,56 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.