Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10488
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A revista Cadernos de Pesquisa e a pesquisa em educação (1975 1979) |
Título(s) alternativo(s): | The Cadernos de Pesquisa magazine and the reserarch in education (1975-1979) |
Autor: | Aquino, Rosemary Guimarães |
Primeiro orientador: | Leite, Siomara Borba |
Primeiro membro da banca: | Macedo, Elizabeth Fernandes de |
Segundo membro da banca: | Faria, Lia Ciomar Macedo de |
Terceiro membro da banca: | Lopes, Sonia Maria de Castro Nogueira |
Quarto membro da banca: | Pletsch, Márcia Denise |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar dentre as tendências epistemológicas (positivismo, fenomenologia e crítico-dialético) a predominância na produção da revista Cadernos de Pesquisa, periódico publicado pela Fundação Carlos Chagas, no período compreendido entre 1975 e 1979. Por meio de estudo caso, que exigiu a leitura dos trabalhos publicados, submetemos os textos à matriz paradigmática para tentar uma aproximação com os elementos técnico, teórico, epistemológico, além dos pressupostos lógico-gnosiológicos e os pressupostos ontológicos. Com o resultado desse estudo epistemológico foi possível compreender que a pesquisa em educação como parte de uma totalidade social é condicionada pelo contexto em que é produzida. A predominância das pesquisas positivistas naquele período sinaliza para um momento histórico em que as contribuições da pesquisa gerada nos programas de pós-graduação no Brasil reflete o ideário de pesquisa científica objetiva e mensurável, determinada pelo paradigma de que para fazer ciência é necessário observar, isolar, mensurar, comparar e padronizar. Entendemos que o estudo amplo e aprofundado dos fenômenos referentes à educação, em todas as suas dimensões, exige a aplicação de diversos caminhos metodológicos, ressalvados sempre pelas contribuições científicas |
Abstract: | This research aimed to identify and analyze trends among the epistemological (positivism, phenomenology and critical-dialectical) predominance in the production of Cadernos de Pesquisa magazine, a periodical published by the Carlos Chagas Foundation between 1975 and 1979. Through study case, which required the reading of published works, submitted the text to the paradigmatic matrix to try to approach the technical, theoretical, epistemological elements, in addition to logical - gnosiological and ontological assumptions. With the result of this epistemological study it was possible to understand that research in education as part of a social totality by the context in which it is produced. The predominance of positivist research within that period signals a historic moment in which the research contributions generated in graduate programs in Brazil reflect the ideals of objective and measurable scientific research, determined by the paradigm that science is to be observed, isolated, measured, compared and standardized. We believe that the extensive and detailed study of phenomena related to education in all its dimensions, requires the application of various methodological approaches, always excepting the scientific contributions |
Palavras-chave: | Research in education Magazine Cadernos de Pesquisa Among the epistemological Revista Cadernos de Pesquisa Tendências epistemológicas Educação Periódicos brasileiros Pesquisa educacional |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | AQUINO, Rosemary Guimarães. A revista Cadernos de Pesquisa e a pesquisa em educação (1975 1979). 2015. 20 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10488 |
Data de defesa: | 24-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Rosemary Guimaraes Aquino.pdf | 411 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.