Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10488
Tipo do documento: Tese
Título: A revista Cadernos de Pesquisa e a pesquisa em educação (1975 1979)
Título(s) alternativo(s): The Cadernos de Pesquisa magazine and the reserarch in education (1975-1979)
Autor: Aquino, Rosemary Guimarães 
Primeiro orientador: Leite, Siomara Borba
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Terceiro membro da banca: Lopes, Sonia Maria de Castro Nogueira
Quarto membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar dentre as tendências epistemológicas (positivismo, fenomenologia e crítico-dialético) a predominância na produção da revista Cadernos de Pesquisa, periódico publicado pela Fundação Carlos Chagas, no período compreendido entre 1975 e 1979. Por meio de estudo caso, que exigiu a leitura dos trabalhos publicados, submetemos os textos à matriz paradigmática para tentar uma aproximação com os elementos técnico, teórico, epistemológico, além dos pressupostos lógico-gnosiológicos e os pressupostos ontológicos. Com o resultado desse estudo epistemológico foi possível compreender que a pesquisa em educação como parte de uma totalidade social é condicionada pelo contexto em que é produzida. A predominância das pesquisas positivistas naquele período sinaliza para um momento histórico em que as contribuições da pesquisa gerada nos programas de pós-graduação no Brasil reflete o ideário de pesquisa científica objetiva e mensurável, determinada pelo paradigma de que para fazer ciência é necessário observar, isolar, mensurar, comparar e padronizar. Entendemos que o estudo amplo e aprofundado dos fenômenos referentes à educação, em todas as suas dimensões, exige a aplicação de diversos caminhos metodológicos, ressalvados sempre pelas contribuições científicas
Abstract: This research aimed to identify and analyze trends among the epistemological (positivism, phenomenology and critical-dialectical) predominance in the production of Cadernos de Pesquisa magazine, a periodical published by the Carlos Chagas Foundation between 1975 and 1979. Through study case, which required the reading of published works, submitted the text to the paradigmatic matrix to try to approach the technical, theoretical, epistemological elements, in addition to logical - gnosiological and ontological assumptions. With the result of this epistemological study it was possible to understand that research in education as part of a social totality by the context in which it is produced. The predominance of positivist research within that period signals a historic moment in which the research contributions generated in graduate programs in Brazil reflect the ideals of objective and measurable scientific research, determined by the paradigm that science is to be observed, isolated, measured, compared and standardized. We believe that the extensive and detailed study of phenomena related to education in all its dimensions, requires the application of various methodological approaches, always excepting the scientific contributions
Palavras-chave: Research in education
Magazine Cadernos de Pesquisa
Among the epistemological
Revista Cadernos de Pesquisa
Tendências epistemológicas
Educação
Periódicos brasileiros
Pesquisa educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: AQUINO, Rosemary Guimarães. A revista Cadernos de Pesquisa e a pesquisa em educação (1975 1979). 2015. 20 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10488
Data de defesa: 24-Fev-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Rosemary Guimaraes Aquino.pdf411 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.