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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10490
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Instruir e Civilizar: Medeiros e Albuquerque entre práticas e redes de sociabilidade na primeira república |
Título(s) alternativo(s): | Instruct and Civilize: Medeiros e Albuquerque between practices and networks of sociability in the first republic |
Autor: | Varella, Jacqueline de Albuquerque |
Primeiro orientador: | Silva, Alexandra Lima da |
Primeiro membro da banca: | Mignot, Ana Chrystina Venancio |
Segundo membro da banca: | Orlando, Evelyn de Almeida |
Resumo: | Interpretar a Educação do inicio da república, nas práticas realizadas por José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque, através das múltiplas facetas deste sujeito político, escritor, Imortal da Academia Brasileira de Letras, diretor da Instrução Pública do Distrito Federal (1897- 1906) e intelectual viajante é o objetivo deste estudo. Enquanto intelectual, legitimou-se entre a geração de homens de letras conhecida como Boêmia , no final do século XIX e início do século XX. Atuou, fazendo uso da prática do discurso na política, a favor da abolição e frequentando o grupo de republicanos liderados por Silva Jardim. Deixou à posteridade uma vasta produção literária, com destaque à escrita de memórias, sendo elas: Minha vida ( em dois volumes), Quando era vivo e Por Alheias Terras ; obras que ajudam a interpretar suas práticas educativas e levam luz aos conflitos políticos da época. Na Instrução Pública, reformou todo o ensino municipal, ampliou a educação primária, pois fim às escolas de segundo grau e trabalhou em prol do magistério feminino. Para esta interpretação, utilizo dos documentos encontrados em arquivos que, intercruzados, contribuem para compor os traços da trajetória deste sujeito na educação. Estas fontes foram localizadas através da pesquisa no Acervo da Fundação Biblioteca Nacional (FBN); no Arquivo da Academia Brasileira de Letras (ABL); no Acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa ( FCRB) e no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ). Dialogo junto aos trabalhos de Nagle (1974) e Carvalho (1990), que abarcam a república no Brasil; Nora (1993) e Pollak (1992), com seus estudos sobre memória e identidade; sobre intelectuais e suas práticas, destaco Sirinelli (1996), Gomes (2016) e El Far (1998) (2006); as questões relacionadas às práticas reformadoras à frente da Instrução Pública, Mignot (2013), Gondra (2004), Almeida (1998) e sobre sua atuação como intelectual viajante, verso junto à produção de Silva (2012) (2017) e Mignot e Gondra (2007). A trajetória de Medeiros e Albuquerque, com foco em suas práticas, permite compreender mais a respeito da educação republicana no campo dos estudos da História da Educação |
Abstract: | Interpreting Education of the beginning of republic, in practices carried out by José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque, through multiple facets of this person - politician, writer, Immortal of Brazilian Academy of Letters, director of the Public Instruction of Federal District (1897 - 1906) and intellectual traveler - is the purpose of this study. As intellectual, he legitimized himself among the generation of men of letters known as "Boêmia", at the end of 19th century and beginning of 20th century. He acted, using the practice of political speech, in favor of abolition and attending the group of republicans led by Silva Jardim. He left to posterity a vast literary production, with emphasis on writing memories, as: "My life" (in two volumes), "When I was alive" and "By Other Lands"; works that help to interpret his educational practices and bring light to political conflicts of the time. In Public Education, he reformed all municipal education, expanded primary education, ending high school and worked for women's magisterium. For this interpretation, I use the documents found in archives that, cross-linked, contribute to compose the traces of this person in education. These sources were located through the research in the National Library Foundation (FBN); in the Archives of Brazilian Academy of Letters (ABL); in the Collection of Rui Barbosa s House Foundation (FCRB) and in the General Archive of the City of Rio de Janeiro (AGCRJ). I dialogue with the works of Nagle (1974) and Carvalho (1990), that embrace republic in Brazil; Nora (1993) and Pollak (1992), with their studies on memory and identity; about intellectuals and their practices, I emphasize Sirinelli (1996), Gomes (2016) and El Far (1998) (2006); the questions related to the reform practices ahead Public Instruction, Mignot (2013), Gondra (2004), Almeida (1998) and his work as an intelectual traveler, together with the production of Silva (2012) (2017) and Mignot and Gondra (2007). The trajectory of Medeiros and Albuquerque, focusing on his practices, allows understanding more about republican education in the field of studies of History Education |
Palavras-chave: | Intellectuals Medeiros and Albuquerque Public Instruction First Republic Medeiros e Albuquerque Instrução Pública Primeira República Educação Albuquerque, Medeiros e, 1867-1934 Intelectuais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | VARELLA, Jacqueline de Albuquerque. Instruir e Civilizar: Medeiros e Albuquerque entre práticas e redes de sociabilidade na primeira república. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10490 |
Data de defesa: | 18-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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