Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10492
Tipo do documento: Dissertação
Título: O saber da amizade: entre filosofia e educação
Título(s) alternativo(s): El saber de la amistad: entre filosofía y educación
Autor: Krüger, Julia Ramires 
Primeiro orientador: Kohan, Walter Omar
Primeiro membro da banca: Skliar, Carlos Bernardo
Segundo membro da banca: Matos, Junot Cornélio de
Resumo: Neste estudo pretendemos entender a philía da philosophia e quais as diferenças e especificidades das palavras que designam amor/amizade em grego, bem como a relação com a sophía da philosophia, de forma a compreender as relações escolares partindo de noções de amizade entre seus participantes. Com base nos pensamentos de Sócrates, Platão, Aristóteles, Hadot, Kant, Nietzsche, Deleuze, Foucault, Derrida, entre outros, buscamos relacionar a filosofia/filósofo e a amizade ao próprio exercício de pensamento com o outro, trazendo tais discussões para o âmbito da educação, do ensino e da aprendizagem relacionados à afetividade, à philía e à filosofia. Para tanto, apresentamos alguns registros de experiências vividas nas escolas, durante o curso das disciplinas do próprio mestrado, com o grupo de estudos da universidade, nos encontros com estrangeiros, amigos, estudantes e professores, em que foram feitas reflexões sobre em que medida o exercício filosófico se faz fundamental para a educação. Assim entendemos que, como professoras e professores, como amigos, nossa missão seja afirmar e reafirmar que nossos alunos nos são caros e importantes, que são capazes, que têm muita força e potência, que eles são especiais, que podem transformar outras vidas com esse saber/sabor de experiência, que pode ser o saber da amizade
Abstract: En este estudio pretendemos entender la philía de la philosophía y las diferencias y especificidades de las palabras que designan amor/amistad en griego, así como la relación con la sophía de la philosophia, con el fin de comprender las relaciones escolares partiendo de nociones de amistad entre sus participantes. Basados en los pensamientos de Sócrates, Platón, Aristóteles, Hadot, Kant, Nietzsche, Deleuze, Foucault, Derrida, y otros, buscamos relacionar la filosofía/filósofo y la amistad con el ejercicio mismo del pensar con el otro, trayendo estas discusiones para el ámbito de la educación, la enseñanza y el aprendizaje relacionados a la afectividad, la philía y la filosofía. Para eso, presentaremos algunos registros de experiencias vividas en las escuelas, durante el curso de las disciplinas de la maestría, con el grupo de estudios de la universidad, en los encuentros con extranjeros, amigos, estudiantes y profesores, en los que fueron hechas reflexiones sobre en qué medida el ejercicio filosófico se muestra fundamental para la educación. Así entendemos que, como profesoras y profesores, como amigos, nuestra misión es afirmar y reafirmar que nuestros alumnos son queridos e importantes para nosotros, que son capaces, que tienen mucha fuerza y potencia, que son especiales, que pueden transformar otras vidas con ese saber/sabor de experiencia, que puede ser el saber de la amistad
Palavras-chave: Amistad
Filosofía
Philía
Saberes
Educación
Philía
Saberes
Educação
Amizade
Filosofia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: KRÜGER, Julia Ramires. O saber da amizade: entre filosofia e educação. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10492
Data de defesa: 30-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Julia Ramires Kruger.pdf3,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.