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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10497
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gênero e sexualidade em disputa no cotidiano escolar: tecendo problematizações com docentes da educação básica e pública do município do Rio de Janeiro e do município de Nova Iguaçu |
Título(s) alternativo(s): | Gender and sexuality in dispute in the school routine: making problematizations with teachers of basic and public education of the municipality of Rio de Janeiro and the municipality of Nova Iguaçu |
Autor: | Leonardo, Rafaela Cotta |
Primeiro orientador: | Pocahy, Fernando Altair |
Primeiro membro da banca: | Mattos, Amana Rocha |
Segundo membro da banca: | Dornelles, Priscila Gomes |
Resumo: | Este trabalho analisa algumas das disputas em relação às questões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar, notadamente aquelas mobilizadas através de discursos fundamentalistas e conservadores forjadas no jogo enunciativo da Ideologia de Gênero. A aposta investigativa é de que a profusão de polêmicas em torno dessa moral, acionam pânico moral, não apenas tornando mais forte a fixação da diferença, como a sua letalidade. Para pensar sobre essas disputas, tomo os estudos pós-estruturalistas como base e problematizo o enunciado que criminaliza e judicializa docentes engajadxs na criação de um espaço de debate sobre gênero e sexualidade na escola. Metodologicamente, a pesquisa segue um percurso de (des)encontros com professorxs, em que conversei tanto com docentes notificados pelo Escola Sem Partido, do município do Rio de Janeiro, como com docentes que atuam no município de Nova Iguaçu, onde a lei 4.576 embarreirou as discussões sobre gênero e sexualidade. Assim, pude acompanhar os efeitos dos discursos contemporâneos que produzem entraves nas problematizações no cotidiano da escola, analisando e compondo uma narrativa que se atenta para as resistências criadas por docentes no que diz respeito a gênero e sexualidade |
Abstract: | This paper analyzes some of the disputes regarding gender and sexuality issues in school life, especially those mobilized through fundamentalist and conservative discourses forged in the enunciative game of Gender Ideology. The investigative bet is that the profusion of controversies around this moral, trigger moral panic, not only making stronger the fixation of difference, as its lethality. To think about these disputes, I take post-structuralist studies as the basis and problematize the statement that criminalizes and prosecutes teachers engaged in creating a space for debate on gender and sexuality in school. Methodologically, the research follows a course of (dis) meetings with professors, in which I talked with both teachers notified by the Party-free Education , of the municipality of Rio de Janeiro, and with teachers who work in the municipality of Nova Iguaçu, where law 4,576 discussions on gender and sexuality. Thus, I was able to follow the effects of the contemporary discourses that produce obstacles in the problematizations in the daily life of the school, analyzing and composing a narrative that is attentive to the resistances created by teachers with respect to gender and sexuality |
Palavras-chave: | Party-free Education Gender Ideology Religious Fundamentalism Conservatism Education Ideologia de Gênero Conservadorismo Educação Escola Sem Partido Fundamentalismo Religioso |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | LEONARDO, Rafaela Cotta. Gênero e sexualidade em disputa no cotidiano escolar: tecendo problematizações com docentes da educação básica e pública do município do Rio de Janeiro e do município de Nova Iguaçu. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10497 |
Data de defesa: | 21-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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