Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10499
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo |
Título(s) alternativo(s): | Weaving the citizenship history of a community in school: image, memory and curriculum |
Autor: | Oliveira, Eliana Nóbrega de |
Primeiro orientador: | Oliveira, Inês Barbosa de |
Primeiro membro da banca: | Alves, Nilda Guimarães |
Segundo membro da banca: | Souza, Marcos Alvito Pereira de |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo analisar uma experiência sobre historia local e currículo, realizada na Escola Municipal Cacique Cunhãbebe Município de Angra dos Reis, Rio de Janerior. A história da comunidade foi tecida através da fala dos alunos e das alunas, das professoras, moradores e moradoras, funcionários e funcionárias da escola com base em suas memórias e imagens, o que permitiu descortinar uma rede infindável de possibilidades de lidar com o currículo e reconhecer a todos envolvidos como cidadãos, tornando assim, a escola mais inclusiva e democrática |
Abstract: | This dissertation analyzes an experience on local history and curriculum development, held at the Cacique Cunhabebe Municipal School at Angra dos Reis Municipality, Rio de Janeiro. The history of this community was interwoven using discourses, memories and images from students, teachers, residents and school employees. Using this approach allowed us to uncover an endless network of possibilities for understanding and working with the curriculum while recognizing everyone involved as citizens, thus making the school more inclusive and democratic |
Palavras-chave: | School Democracy Memories Images Curriculum Democracia Memória Imagem Educação Escola Curriculo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Eliana Nóbrega de. Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo. 2001. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10499 |
Data de defesa: | 19-Jan-2001 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Disset_Eliana Nobrega de Oliveira.pdf | 12,53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.