Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10499
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo
Título(s) alternativo(s): Weaving the citizenship history of a community in school: image, memory and curriculum
Autor: Oliveira, Eliana Nóbrega de 
Primeiro orientador: Oliveira, Inês Barbosa de
Primeiro membro da banca: Alves, Nilda Guimarães
Segundo membro da banca: Souza, Marcos Alvito Pereira de
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar uma experiência sobre historia local e currículo, realizada na Escola Municipal Cacique Cunhãbebe Município de Angra dos Reis, Rio de Janerior. A história da comunidade foi tecida através da fala dos alunos e das alunas, das professoras, moradores e moradoras, funcionários e funcionárias da escola com base em suas memórias e imagens, o que permitiu descortinar uma rede infindável de possibilidades de lidar com o currículo e reconhecer a todos envolvidos como cidadãos, tornando assim, a escola mais inclusiva e democrática
Abstract: This dissertation analyzes an experience on local history and curriculum development, held at the Cacique Cunhabebe Municipal School at Angra dos Reis Municipality, Rio de Janeiro. The history of this community was interwoven using discourses, memories and images from students, teachers, residents and school employees. Using this approach allowed us to uncover an endless network of possibilities for understanding and working with the curriculum while recognizing everyone involved as citizens, thus making the school more inclusive and democratic
Palavras-chave: School
Democracy
Memories
Images
Curriculum
Democracia
Memória
Imagem
Educação
Escola
Curriculo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Eliana Nóbrega de. Tecendo a História de Cidadania de uma Comunidade na Escola: imagem, memória e currículo. 2001. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10499
Data de defesa: 19-Jan-2001
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Disset_Eliana Nobrega de Oliveira.pdf12,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.