Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10501
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino do inglês mediado pelas tecnologias digitais: táticas para a descolonização da língua inglesa
Título(s) alternativo(s): The teaching of English mediated by the digital technologies: tatics for descolonization of the English language
Autor: Gonçalves, Eloisa Fatima Figueiredo Semblano 
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Pimentel, Mariano Gomes
Resumo: A pesquisa apresenta os resultados de um estudo relativo às experiências de jovens de uma escola da rede pública de Niterói com a língua inglesa, mediadas pelas tecnologias digitais, através da investigação das táticas e astúcias vivenciadas em seu cotidiano na cibercultura para o aprendizado desta língua. O estudo se desenvolveu com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual, situada na Zona Norte de Niterói, onde foram estabelecidas conversas individuais e em grupo com os sujeitos desta pesquisa, além da proposição de oficinas utilizando dispositivos móveis. O trabalho teve uma abordagem histórico-cultural e utilizou os conceitos de alteridade, dialogismo e exotopia de Mikhail Bakhtin. Autores como Solange Jobim e Souza, Mailsa Carla Pinto Passos & Rita Ribes Pereira e Marília Amorim inspiraram a escolha dos procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa; Boaventura de Souza Santos e Michel de Certeau fundamentaram a justificativa da pesquisa com os conceitos de epistemologias do sul e artes de fazer , respectivamente; Manuel Castells, André Lemos, Edméa Santos, entre outros, auxiliaram na compreensão do contexto histórico e social acerca do ciberespaço e da cibercultura. Os resultados apontam para a aprendizagem do inglês a partir das relações de sentidos produzidas pelos sujeitos com a música, os jogos eletrônicos, as séries de televisão, os aplicativos e as Redes Sociais em tempos de cibercultura. Cabe ressaltar que a pesquisa aponta caminhos que o jovem contemporâneo vem trilhando e que, se pensados pela escola, poderão contribuir para o desenvolvimento e a excelência dos processos de ensinar e aprender nas salas de aula
Abstract: The research presents the results of a study about the experiences with English language of young people from a public school at Niterói city, mediated by digital technologies, through the investigation of the tactics and wiles experienced in their daily life using cyberculture to learn this language. The study was developed with high school students from a state school, located in the North Zone of Niterói, where individual and group conversations were established with the subjects of this research, besides the proposition of workshops using the mobile devices. This study had a historical-cultural approach and used Mikhail Bakhtin´s concepts of alterity, dialogism and exotopia. Authors such as Solange Jobim e Souza, Mailsa Carla Pinto Passos & Rita Ribes Pereira and Marília Amorim inspired the choice of the theoretical-methodological procedures of the research; Boaventura de Souza Santos and Michel de Certeau founded the justification of the research with the concepts of south epistemologies and making arts , respectively; Manuel Castells, André Lemos, Edméa Santos, among others, helped to understand the historical and social context about cyberspace and cyberculture. The results point to the learning of English from the relations of meanings produced by subjects with music, electronic games, television series, applications and Social Networks in times of cyberculture. It should be emphasized that this research points out ways that the youngster has been working and that, if conceived by the school, can contribute to the development and excellence of the teaching and learning processes in classrooms
Palavras-chave: English
High School
Cyberculture
Arts of making
Cibercultura
Artes de fazer
Educação
Língua inglesa
Ensino Médio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GONÇALVES, Eloisa Fatima Figueiredo Semblano. O ensino do inglês mediado pelas tecnologias digitais: táticas para a descolonização da língua inglesa. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10501
Data de defesa: 28-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Eloisa Fatima Figueiredo Semblano Goncalves.pdf2,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.