Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10502
Tipo do documento: Dissertação
Título: Deixa a gira girar: rodas de conversas e processos identitários de mulheres negras em diferentes espaços de formação
Título(s) alternativo(s): Let the tour spin: conversation circles and identity process of women in different spaces of formation
Autor: Mota, Luciana Lima da 
Primeiro orientador: Passos, Mailsa Carla Pinto
Primeiro membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Segundo membro da banca: Silva, Francilene Brito da
Resumo: Este trabalho busca refletir sobre os processos identitários das mulheres negras na contemporaneidade. Inicialmente, parte das mulheres negras na formação de professores em nível de ensino médio (modalidade do antigo Ensino Normal), na Escola do Centro , localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro de onde surge a pesquisa que deu origem a essa dissertação. Compreendendo esta escrita como um processo dialógico, as reflexões também se debruçam em vivências autobiográficas e a relação que há perante o encontrar-se com estas e outras mulheres negras e seus processos de identificação na contemporaneidade, surgidas a partir de rodas de conversas em diferentes espaços de formação. A intenção é que atravessamentos, deslocamentos e demais reflexões ligadas a discursos de descolonização, resistência e desobediência, racismo, mulheres negras e identidades sejam abordados ao decorrer do texto. Partindo de propostas discutidas nas contribuições do grupo de pesquisa Culturas e Identidades no Cotidiano , do qual faço parte, e nos demais espaçotempos dentro e fora do curso de Mestrado destaca-se a literatura como forma de pensar e enxergar o cotidiano, cujos encontros a todo tempo produzem tensionamentos e convergências no dialogismo e na polifonia presentes. Portanto, busco dialogar com as diferentes vozes e seus enunciados que ecoam nesta pesquisa; os estudos da academia, as leituras literárias, as mulheres negras que encontro, numa tentativa de deslocamento rumo a uma desobediência epistêmica, a práticas decoloniais necessárias. Ao tempo que procuro tecer uma escrita que apresente as trocas realizadas dentro e fora da pesquisa, procuro atrelá-las numa proposta de campo estético em relação aos encontros do cotidiano vivido e a identidade e cultura negra que sempre estivera presente, apesar das tentativas coloniais de cegá-la
Abstract: This paper aims at reflecting on the identity processes of black women in contemporaneity. The research had its first steps as a initiative of a number of black women who took the teaching qualification course as part of their high school degree (this course used be named Normal Course) in School of the Center , located in downtown Rio de Janeiro. Understanding this paper as a dialogical process, the reflections contained here approach autobiographical experiences and also the relationship that is established when in contact with these and other black women and their identity processes in contemporaneity which surfaced in conversation circles in different formation spaces. The intention behind this dissertation is to discuss crossings, displacements and other thoughts related to discourses of decolonization, resistance and disobedience, racism, black women and identity throughout this text. Starting with the proposals debated during the meetings of Cultures and Indentities in Daily Life research group of which I am a member - and in the other space times within and out of the Masters course - literature is highlighted as a way of thinking and and seeing daily life, whose encounters constantly produce tension and convergence in the present dialogism and polyphony. Therefore, I aim at establishing dialog with different voices and their statements which echo in this research; the academic studies, the literary readings, the black women I meet, in an attempt of moving towards an epistemic disobedience and necessary decolonizing practices. While I try to write in a way that presents the exchanges that took place in and out of the research, I intend to attach them to a proposal of aesthetic field in relation to the encounters of everyday life and the identity and black culture that have always been present despite the colonial attempts to blind them
Palavras-chave: Identity Processes
Black Women
Conversation Circles
Processos Identitários
Rodas de conversa
Educação
Mulheres Negras
Identidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MOTA, Luciana Lima da. Deixa a gira girar: rodas de conversas e processos identitários de mulheres negras em diferentes espaços de formação. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10502
Data de defesa: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Luciana Lima da Mota NOR.pdf1,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.