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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação praticada no/com o MAR: o que nos dizem gestos e narrativas dos educadores do museu?
Autor: Boing, Maria Clara Baldez 
Primeiro orientador: Soares, Maria da Conceição Silva
Primeiro membro da banca: Ferraço, Carlos Eduardo
Segundo membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Resumo: Essa dissertação se propõe a pensarfazer a educação praticada no/com o Museu de Arte do Rio (MAR) a partir de pistas sugeridas pelos gestos e narrativas dos educadores do museu, além de, por extensão, pensarfazer a formação desses próprios educadores, tecida, permanentemente, em meio a esse processo. Conforme a tendência de pesquisas em educação conhecida como nos/dos/com os cotidianos, a qual essa pesquisa se insere, o trabalho metodológico para a produção de dados requereu um mergulho com todos os sentidos nos cotidianos do museu, compreendendo conversas com todos os seus públicos, produção de fotografias, participação em palestras e outros eventos institucionais, acompanhamento de visitas e dos processos de formação, entre outros procedimentos, além da problematização das minhas próprias práticas, pois, como educadora do museu, tornei-me também objeto de minha pesquisa. Com a análise do material produzido, a pesquisa entende que os relatórios de visitas produzidos pelos educadores do museu como tarefa das atividades formativas propostas pela instituição constituem uma potência criativa em narrativas, em meio às quais e com as quais são problematizadas, afirmadas, refutadas e inventadas as práticas educativas no/com o MAR, e, assim, os toma como principais intercessores para pensar as redes de conhecimentos engendradas com os cotidianos do museu. Com/pelas suas narrativas, os educadores negociam, questionam e afirmam outros possíveis em relação às normas comportamentais, às expectativas criadas para a função, os conteúdos a serem transmitidos sobre as exposições, os percursos de visita e os modos de ver desejados, impostos e/ou legitimados pela instituição. Em suma, a instigação dessa pesquisa nos/com os cotidianos do Museu de Arte do Rio são as maneiras de habitar o museu, instituídas pelos gestos e narrativas de seus praticantes, e que podem nos ajudar a pensarpraticar uma educação não somente para a arte, mas para a vida
Abstract: This thesis proposition is the art of thinkingdoing education that is practiced in/with the Rio Art Museum (MAR in Portuguese) from clues suggested by gestures and narratives of museum educators, and by extension, to thinkingdoing of the formation of these educators themselves, permanently woven in the midst of this process. According to the research known as education in/of/with the everyday in which this research is insert, the methodological work to produce data required a dive with all the senses in the museum daily life, including conversations with all its different public, photographs production, participation in lectures and other institutional events, accompanying visits and training processes among other procedures, because in addition to the problematization of my own practices as a museum educator I also have become the subject of my research. With the analysis of the produced material, the research believes that the visit reports produced by the museum educators as part of their training activities proposed by the institution, bring a creative potential to the narratives among which they are questioned, asserted, refuted and invented at the field of educational practices in/with MAR and thus taking them as main intercessors to think the engendered knowledge networks within the museum daily life. With/by their narratives educators negotiate, question and claim other possible views regarding from behavioral standards to the expectations created for their role, the contents to be transmitted at the exhibitions, the desired ways of "seeing", imposed and/or legitimized by the institution. In short, the instigations of this research in/with the everyday of the Rio Art Museum are, somehow, the ways of inhabiting the museum, set up by gestures and narratives of its practitioners and can help us to thinkpractice not only an education for art but also for life
Palavras-chave: Education
Museum
Educators Training
Cultural mediation
Narratives
Gestures
Museus
Formação de educadores
Mediação Cultural
Narrativas
Gestos
Educação
Museu de Arte do Rio
Professores Formação
Museus Aspectos educacionais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10506
Data de defesa: 3-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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