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Tipo do documento: Dissertação
Título: Resistir na Educação Infantil: pela possibilidade de uma educação não sexista
Título(s) alternativo(s): Resisting in Early Childhood Education: for the possibility of non-sexist education
Autor: Vique, Isabela Pereira 
Primeiro orientador: Soares, Maria da Conceição Silva
Primeiro membro da banca: Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
Segundo membro da banca: Pocahy, Fernando Altair
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo pensar sobre/com as concepções de gênero nos/com os cotidianos da Educação Infantil a partir de rodas de conversas, brincadeiras, interações, falas, olhares, gestos e construções de histórias e teorias. A pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do colégio Oga Mitá, situado no bairro de Vila Isabel. Nossa intenção é problematizar a produção performativa do gênero com crianças pequenas, considerando que as normas e enquadramentos que as cercam podem moldar seu campo de visão. Essas percepções, que adquirem através de referências culturais em articulação com os processos curriculares, acabam por produzir diferença. Através das perspectivas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos, nos propomos a exercer um mergulho com todos os sentidos, nesta instituição, articulando também com as redes de conhecimento tecidas pela pesquisadora. Desta forma, essa dissertação também conta com relatos de experiências que ocorreram em uma instituição pública de ensino que a pesquisadora trabalha, e que serviram de inspiração para pensar como certas formas de agir e resistir fazem parte do contexto. Partimos dessas e outras memórias, que nos constituem, buscando também como referências, músicas, poemas e conversas, a fim de compreender como as normas, expectativas e papéis de gênero podem ser reforçados e negociados. Para tanto, entendemos que, além de normatizações, os cotidianos escolares também são espaços para resistências, desvios, brechas e transformações. Onde as crianças encontram caminhos cotidianos para propiciar questionamentos, subversões, construindo suas próprias teorias
Abstract: This dissertation intends to think about/with the conceptions of gender in/with the daily life of the Infantile Education from conversational rounds, plays, interactions, speeches, looks, gestures, narratives and theories constructions and was developed in one of the classes of the Oga Mitá School located in Vila Isabel, a Rio de Janeiro neighbourhood. Our intention is to problematize the performative gender production with young children, considering norms and frameworks that surround them, shaping their vision field. Such perceptions, which they acquire through cultural references in articulation with the curricular processes, end up producing difference and through the perspectives of the researches in /of/with the daily life, we propose 'to dive', ourselves, with all our senses at the institution above mentioned, also articulating with the knowledge network woven by the researcher. Thus, this dissertation also has experiences reports which occurred in an educational institution of the public system where the researcher works and, served as an inspiration to think how certain acting and resisting ways are part of the context. We start from these and other memories, that we are made of, also using as reference songs, poems and conversations trying to understand how such norms, expectations and gender roles can be reinforced and negotiated. In order to do so, we understand that beyond the standardization school daily life can also be a place for resistances, deviations, breaches and transformations where children find daily paths to provoke questions, subversions and on doing so, construct their own theories
Palavras-chave: Childhood
Curriculum
Genre
Gênero
Educação
Infância
Currículo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10507
Data de defesa: 19-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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