Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10510
Tipo do documento: Dissertação
Título: Compartilhar com o mundo: o que professores do ensino fundamental dizem das crianças e da infância no Facebook?
Título(s) alternativo(s): Share with the world: what do elementary school teachers say about children and childhood on Facebook?
Autor: Machado, Pollyana Fernandes de Faria 
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Segundo membro da banca: Santos, Núbia de Oliveira
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo que buscou investigar, através de suas postagens, quais sentidos professores do ensino fundamental produzem no Facebook sobre seus alunos e como a infância contemporânea é retratada nas redes sociais. A pesquisa contou com a participação de 10 professores e a abordagem histórico-cultural norteou o trabalho, juntamente com os conceitos de alteridade e dialogismo de Bakhtin para orientar os procedimentos teórico-metodológicos. Lucia Santaella, André Lemos e Dilton Couto Junior auxiliam a entender a cibercultura e os processos comunicacionais na contemporaneidade, enquanto, para pensar a infância, trago autores como Manuel Sarmento, Miguel Arroyo, Philliphe Ariès. As considerações finais apontam que a infância em muitas situações ainda é compreendida como tempo de incompletude, de devir. Uma característica revelada pelos sujeitos foi que os atos de escrever, postar e compartilhar seus registros sobre as crianças nas redes sociais também favorecem a reflexão e ressignificação de suas próprias práticas e concepções de mundo, sendo possível afirmar que as interações na rede social propiciam uma formação continuada, fora dos moldes tradicionais, para os professores que dialogam, trocam experiências, dúvidas e saberes através dos relatos de seus cotidianos com as crianças
Abstract: This dissertation presents the results of a study that sought to investigate, through its postings, which senses primary school teachers produce on Facebook about their students and how contemporary childhood is portrayed in social networks. The research had the participation of 10 teachers and the historical-cultural approach guided the work, together with the concepts of alterity and dialogism of Bakhtin to guide the theoretical-methodological procedures. Lucia Santaella, André Lemos and Dilton Couto Junior help to understand cyberculture and communicational processes in contemporary times, while I think of children as Manuel Sarmento, Miguel Arroyo, Philliphe Ariès. The final considerations point out that childhood in many situations is still understood as a time of incompleteness, of becoming. A characteristic revealed by the subjects was that the acts of writing, posting and sharing their registers about children in social networks also favor reflection and re-signification of their own practices and world conceptions, and it is possible to affirm that interactions in the social network provide training continued, out of the traditional molds, for teachers who dialogue, exchange experiences, doubts and knowledge through the reports of their daily lives with children
Palavras-chave: Social Networks
Facebook
Childhood
Teachers
Records
Education
Redes Sociais
Facebook
Professores
Registros
Educação
Redes Sociais On-line
Infância
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MACHADO, Pollyana Fernandes de Faria. Compartilhar com o mundo: o que professores do ensino fundamental dizem das crianças e da infância no Facebook?. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10510
Data de defesa: 18-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Pollyana Fernandes de Faria Machado.pdf2,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.