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Tipo do documento: Dissertação
Título: O exame na produção de políticas curriculares: a avaliação contextualizada
Título(s) alternativo(s): The exam in curricular polices production: the contextualized evaluation
Autor: Lopez, Silvia Braña 
Primeiro orientador: Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Primeiro membro da banca: Barreto, Raquel Goulart
Segundo membro da banca: Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Resumo: Esta pesquisa pretende analisar a mudança no modelo do Concurso Vestibular - parâmetro de avaliação hegemônico para ingresso nos cursos de graduação Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ocorrida no ano de 2000, compreendendo esse exame como texto curricular com potência para a produção de sentidos às políticas de currículo do ensino médio. Analisamos a circulação de sentidos que se opera na relação entre as variadas instâncias de disputas discursivas - globais, governamentais e locais - para a legitimação de proposições políticas institucionais com a identificação de sentidos transversais que se deslocam através dos múltiplos contextos. Identificamos o currículo organizado por áreas de conhecimento, o exame das competências e habilidades, a contextualização dos conteúdos e a interdisciplinaridade como traços discursivos globais reinterpretados localmente. Examinamos que os deslocamentos e as condensações de sentidos presentes nas políticas institucionais representam acordos material-simbólicos resultantes das disputas que concorrem na construção e institucionalização de políticas curriculares. Os autores com os quais estabelecemos nossos diálogos em torno das discussões sobre avaliação e das políticas curriculares são Stephen Ball e Díaz Barriga. Como referência para as análises quanto aos processos de reinterpretação de sentidos entre as distintas instâncias discursivas, consideramos o campo dos estudos culturais, especialmente Stuart Hall
Abstract: This research intends to analyse the exam evaluation model change that occurred in Rio de Janeiro State University at the year 2000, which is considered the hegemonic parameter for ingress in its graduate courses. We undestand this exam as a potent curriculum text to produce meanings to curriculum policy for high school. We analysed the meanings circulation which occurs beyond distinct instances where there are discursives challenges - globals, governamentals or locals - for legitimate institucional policy proposes. We identified that the curriculum organizied in knowledge areas, the competences and habilities evaluation, contextualization and the interdisciplinarity as global discursives traces reinterpretated by local policies. We exam the meaning displacements and condensations present at institucional policies whose represent material and simbolic deals as results from challenges that compete in the construction curriculum policies process through multiples contexts. We dialogue about evaluation and curriculum policies with Stephen Ball and Díaz Barriga to take basis for our arguments. We consider the theoretical perspective from the cultural studies, especially Stuart Hall, to analyse the processes of meanings reappropriations that occurs beyond discursives instances
Palavras-chave: Evaluation
High school
Curriculum policy
Discourse
University
Ensino médio
Políticas de currículo
Discurso
Universidade
Educação
Avaliação
Ensino médio Rio de Janeiro (Estado)
Ensino Superior Rio de Janeiro (Estado)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LOPEZ, Silvia Braña. O exame na produção de políticas curriculares: a avaliação contextualizada. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10511
Data de defesa: 29-Ago-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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