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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10513
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cinema educativo, instrutivo e científico no Brasil: redes de sociabilidade e ações políticas em sua institucionalização (1920-1947) |
Título(s) alternativo(s): | Educational, instructional and scientific cinema in Brazil: networks of sociability and political actions in their institutionalization (1920-1947) |
Autor: | Pimentel, Naiana Lopes ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Alexandra Lima da |
Primeiro membro da banca: | Costa, Patrícia Coelho da |
Segundo membro da banca: | Leonardi, Paula |
Terceiro membro da banca: | Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do |
Resumo: | O cinema educativo surge no Brasil com propostas que compunham uma significativa tríade; entreter, instruir e educar. Dessa forma, o propósito era apresentar a população princípios que tinham a finalidade de formar um "bom" cidadão. Nesse caminho o cinema educativo era visto como um meio moderno e atraente para alcançar esse objetivo. O próprio Estado não mediu esforços para que esse projeto pudesse chegar seu propósito. E para tanto, a criação de órgãos que pudessem dar conta dessa estrutura que transitavam pela: censura, distribuição e até produções fílmicas, passou a compor a pauta de debates e encontros. A relação entre o cinema educativo e as principais ações políticas, que formam a base para a criação do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), apontam as "redes de sociabilidade" que permeiam esse projeto. Através destas redes procuramos entender as ações dos atores envolvidos: Jonathas Serrano, Venâncio Filho, Roquette-Pinto e Humberto Mauro. Formando uma base de análise que apresenta as dinâmicas que cercavam esses intelectuais que constituíram o movimento que culminaria na institucionalização do cinema educativo no Brasil. Este processo de pesquisa torna-se importante para avançarmos no entendimento do objeto de estudo que se insere no campo da História da Educação |
Abstract: | The educational cinema appears in Brazil with some proposals composing a significant triad; entertain, instruct and educate. Thus, the goal was to present the population principles in the quest to form a "good" citizen, in this way the educational cinema was seen as a modern and attractive means to achieve this purpose. The State itself did not work hard to achieve this goal. And for that, the creation of organs that could account for this structure that went through: censorship, distribution and even film productions, began to form the agenda of debates and meetings. The relationship between educational cinema and the main political actions that form the basis for the creation of the National Institute of Educational Cinema (INCE) point to "sociability structures" or "networks of sociability" that permeate this project. Through these networks we try to understand the actions of the main actors involved: Jonathas Serrano, Venâncio Filho, Roquette-Pinto and Humberto Mauro. Forming a basis of analysis that presents the dynamics that involved these intellectuals that constituted the movement that would culminate in the institutionalization of the educational cinema in Brazil. This research process becomes important to advance the understanding of the object of study that is inserted in the field of History of Education |
Palavras-chave: | Educational cinema Networks of Sociability Intellectuals The Age Of Vargas Cinema educativo Redes de Sociabilidade Intelectuais Era Vargas Educação Cinema Redes Sociais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PIMENTEL, Naiana Lopes. Cinema educativo, instrutivo e científico no Brasil: redes de sociabilidade e ações políticas em sua institucionalização (1920-1947). 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10513 |
Data de defesa: | 28-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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