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Tipo do documento: Dissertação
Título: Qual é o Mais da Educação? Uma investigação do Programa Mais Educação como política curricular
Título(s) alternativo(s): The research s major issue is: what is the Mais in this Education proposal by the program?
Autor: Gigante, Camila Costa 
Primeiro orientador: Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Primeiro membro da banca: Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Segundo membro da banca: Dias, Rosanne Evangelista
Resumo: Atualmente, o Programa Mais Educação é a proposta vigente de Educação Integral em nível nacional. O número de escolas inseridas no Programa tem frequentemente crescido e essa política assume uma grande representatividade em todo território brasileiro. Instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo Decreto n° 7.083/2010, o Programa objetiva induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular através da perspectiva da Educação Integral. Nesta investigação, proponho-me a compreender o Programa Mais Educação como uma política curricular. A questão central do estudo é: Qual o Mais da Educação? Pensando nisso, por que a oferta educativa do Programa é Mais e não menos ou igual ? Qual seria esse surplus de sentido? Para responder a essa indagação, opto por realizar uma interpretação documental, buscando entender quais sentidos estão sendo projetados para a política curricular em questão. Apoio-me em uma perspectiva de currículo como prática de significação e de política de currículo em um enfoque discursivo (LOPES; MACEDO). Como principal fonte documental, utilizo documentos-referência do MEC. Com contribuições de Stephen Ball sobre o ciclo de políticas e sobre tradução, considero ser possível romper com uma concepção de política verticalizada e com uma fundamentação final. Ressalto assim a ressignificação dos documentos-referência do Programa como constante e contingente no processo de tradução e recontextualização desta política. Destaco quatro discursos como constantemente defendidos como propostas inovadoras do Programa: interdisciplinaridade, interculturalidade, intersetorialidade e a proposta de um currículo significativo. Na investigação desta política, assumo o discurso de Educação Integral no Brasil como contexto de influência do Programa em questão, nos termos de Ball. Defendo que o significante Mais neste Programa é compreendido por meio de discursos de inter-ação . Este Mais remete assim à pretensão de trazer para a Educação tudo o que se supõe ser externo a ela (saberes comunitários, cultura popular, saberes dos alunos) e que poderia ser trabalhado curricularmente no contraturno escolar, visando ao enriquecimento da escola. Essa mesma perspectiva ecoa nos discursos de Educação Integral. Com isso, a política permanece operando com binarismos no currículo, tornando a Educação reduzida à dimensão do ensino disciplinar. Com a análise do Programa, proponho que desconstruir esses binarismos, tais como turno / contraturno; saberes escolares / saberes comunitários; cultura erudita / cultura popular e operar com uma perspectiva híbrida de cultura pode se mostrar uma perspectiva mais produtiva para a política curricular do Programa
Abstract: Nowadays, the Mais Educação program is the current national proposal for Integral Education in Brazil. The number of the participant schools has been constantly improved, therefore giving this policy a huge representativeness all over Brazilian territory. Created by Ministerial Ordinance nº 17/2007 and decree nº 7.083/2010, the Program aims to stimulate the extension of school daily journey and also its curriculum through the perspective of Integral Education. In this dissertation, my proposal consists in understanding the Mais Educação program as a curricular policy. The research s major issue is: In what consists this increase in education proposed by the program? Considering that, why is this educational proposal based in this increment of activities and subjects when it could favor a decrease of these? What is the meaning of this extra scope? To answer this question, I choose to do a documental analysis, trying to understand which meanings are being considered for this curricular policy. To perform this investigation, I consider a curriculum perspective as a practice of signification and curriculum policy in a discursive approach (LOPES; MACEDO). Reference documents and guidelines of the Ministry of Education are used as main sources for this study. With contributions from texts of Stephen Ball about the policy cycle and translation, I regard the possibility to deny the vertical policy and ultimate approval conceptions. Therefore, I defend a new comprehension of the reference documents of the program as vital to the translation and reinterpretation of this policy. I also highlight four approaches as being constantly argued as innovations of the program: interdisciplinary, interculturalism, intersectoriality and the proposal of a more signifier curriculum. In this study, therefore, I consider the Integral Education discourse in Brazil as an influence over the analyzed program, in Ball s terms. I defend that the signifier Mais in this program is understood by interaction discourses, referring to an ambition to include in the education everything external to it (popular knowledge and culture, etc.), what could be implemented in the extra period curriculum, rising the value of school experience. This same understanding is found in other Integral Education discourses. Considering all these aspects, the policy still works on a binary curricular basis, reducing the Education to the formal disciplinary. With this analysis and evaluation, I argue that the dismiss of theses binary basis, like journey / extra journey; school knowledge / community knowledge; erudite culture / popular culture, and the adoption of an hybrid cultural perspective can improve the effectiveness of the program and become a more productive approach to its curricular policy
Palavras-chave: Mais Educação program
Curriculum policy
Binarism
Hybridism
Programa Mais Educação
Política de Currículo
Binarismo
Hibridismo
Educação
Currículo
Educação e Estado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GIGANTE, Camila Costa. Qual é o Mais da Educação? Uma investigação do Programa Mais Educação como política curricular. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10514
Data de defesa: 29-Jan-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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