Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10516
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação externa no Plano Nacional de Educação (2014-2024) e nos discursos docentes
Título(s) alternativo(s): External evaluation in the National Education Plan (2014-2024) and in the teaching speeches
Autor: Rodrigues, Bárbara Gomes de Souza Pereira 
Primeiro orientador: Barreto, Raquel Goulart
Primeiro membro da banca: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Segundo membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Resumo: Este estudo analisa a avaliação externa nos discursos das políticas públicas e nos discursos dos professores de Língua Portuguesa de 9º ano de uma rede municipal do estado do Rio de Janeiro. Os discursos das coordenadoras analisados são compreendidos como articulador entre a política pública e a prática docente. O objetivo é analisar tais discursos almejando alcançar as reorientações e as decisões tomadas a partir dessa política de testagem padronizada. A análise pautou-se na Análise Crítica do Discurso, de Norman Fairclough. A pesquisa contou com a observação nas formações de área para coleta de dados advindos dos docentes e das coordenadoras de área. Também fazem parte do corpus de análise a Lei 13.005/2014 e a meta 7 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), política pública em educação que define diretrizes, metas e estratégias para os próximos dez anos visando à melhoria da qualidade da educação. O método crítico de análise do discurso proposto por Norman Fairclough proporcionou um modo de refletir a Prova Brasil e a prática docente, bem como a reflexão sobre a disputa entre as forças neoliberais e as forças democráticas. Os discursos docentes revelaram uma aproximação com a racionalidade das políticas públicas de cunho neoliberal, sendo esta articulada pela Secretaria Municipal de Educação
Abstract: This study analyzes the external evaluation in public policy discourses and in the speeches of 9th grade Portuguese Language teachers from a municipal network in the state of Rio de Janeiro. The speeches of the coordinators analyzed are understood as articulating between public policy and teaching practice. The goal is to analyze such discourses in order to achieve the reorientations and decisions made based on this standardized testing policy. The analysis was based on Norman Fairclough's Critical Discourse Analysis. The research had the observation in the area formations for data collection coming from the teachers and the area coordinators. Also included in the corpus of analysis are Law 13.005 / 2014 and goal 7 of the National Education Plan (2014-2024), a public policy on education that defines guidelines, goals and strategies for the next ten years to improve the quality of education. . The critical discourse analysis method proposed by Norman Fairclough provided a way to reflect the Prova Brasil and the teaching practice, as well as the reflection on the dispute between neoliberal and democratic forces. The teachers' speeches revealed an approximation with the rationality of neoliberal public policies, which was articulated by the Municipal Secretariat of Education
Palavras-chave: Public policy
External evaluation
Speech
Avaliação externa
Discurso
Educação
Política Pública
Avaliação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RODRIGUES, Bárbara Gomes de Souza Pereira. Avaliação externa no Plano Nacional de Educação (2014-2024) e nos discursos docentes. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10516
Data de defesa: 29-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Barbara Gomes de Souza Pereira Rodrigues.pdf1,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.