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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10517
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Narrativas de uma professora de Ensino Religioso Afro em escolas do município do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | Narratives of a professor of African religious education in municipal schools of Rio de Janeiro |
Autor: | Roif, Patrícia de Oliveira |
Primeiro orientador: | Caputo, Stela Guedes |
Primeiro membro da banca: | Guedes, Maristela Gomes de Souza |
Segundo membro da banca: | Soares, Maria da Conceição Silva |
Terceiro membro da banca: | Borges, Roberto Carlos da Silva |
Resumo: | Esta dissertação originou-se na pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ProPEd/UERJ , cujo objetivo foi compreender a disciplina Ensino Religioso Afro , sua intencionalidade e o impacto causado na comunidade escolar. O Ensino Religioso oferecido nas escolas municipais do Rio de Janeiro se dá de forma confessional com os seguintes credos: Católico, Evangélico e Afro. Este trabalho foi desenvolvido com base na vivência de uma professora de Ensino Religioso Afro, que foi criança de terreiro e viveu preconceitos em suas redes na escola. Constituiu-se como campo da pesquisa as escolas da rede municipal em que teve a oportunidade de assumir a disciplina desde que foi aprovada em Concurso Público. Esta professora, também autora da dissertação, teve o desafio de trabalhar a disciplina com alunos e alunas que se declararam adeptos de religiões Afro na escola. Seus alunos e alunas foram os interlocutores da pesquisa. O que é o Ensino Religioso Afro, suas causas e consequências? Essa foi a questão norteadora do estudo. Para responder à questão e para atingir o objetivo da pesquisa foram realizadas entrevistas, conversas, atividades variadas com os alunos e alunas, entre as quais, o brincar de entrevista , assim como análise de documentos e participação nas atividades de formação docente, como reuniões nas escolas e na Secretaria Municipal de Educação. Os achados da pesquisa suscitaram questionamentos acerca da pertinência da disciplina, uma vez que se contrapõe aos princípios de laicidade na Educação Pública no Brasil. Os resultados da pesquisa também permitiram reflexões e apontam para a proposta da implementação plena, em todas as disciplinas, da Lei Federal nº 10.639/03, aprovada em março de 2003 e que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, não sendo, portanto, necessária uma disciplina à parte para este fim |
Abstract: | This work originated in Master's research developed at the Graduate Program in Education at the State University of Rio de Janeiro - proped / UERJ - whose objective was to understand the subject "Religious Education African", their intentionality and impacted the school community. The religious education offered in municipal schools of Rio de Janeiro is given confessional form with the following faiths: Catholic, Evangelical and African. This work was developed based on the experience of a teacher of African Religious Education, which was child yard and lived prejudices in their networks at school. was established as a research field the municipal schools that had a chance to take the discipline since it was approved in public tender. This teacher also author of the dissertation, had the challenge of working discipline with students and students who declared themselves followers of African religions in school. Their students were the partners of the research. What is Religious Education Afro, its causes and consequences? That was the main question of the study. To answer the question and to achieve the objective of the research interviews were conducted, conversations, varied activities with pupils and students, including the "interview of play", as well as analysis of documents and participation in teacher training activities, such as meetings in schools and the Municipal Department of Education. The research findings have raised questions about the relevance of the subject, as opposed to the principles of secularism in public education in Brazil. The survey results also allowed reflections and point to the proposal for full implementation, in all disciplines of Federal Law 10.639 / 03, approved in March 2003 and mandating the teaching of history and African culture and Afro-Brazilian in primary schools and secondary and is not therefore required a discipline aside for this purpose |
Palavras-chave: | Religious Education African Religious Education Preconception Secularity Public school Ensino Religioso Ensino Religioso Afro Laicidade Escola pública Educação Ensino religioso de crianças Cultura afro-brasileira Preconceito |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ROIF, Patrícia de Oliveira. Narrativas de uma professora de Ensino Religioso Afro em escolas do município do Rio de Janeiro. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10517 |
Data de defesa: | 31-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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