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Tipo do documento: Dissertação
Título: Demandas curriculares em inscrições textuais da Comunidade Disciplinar de Ensino de Biologia: o caso da BNCC
Título(s) alternativo(s): Curricular demands in textual inscriptions from the Biology Education Disciplinary Community: the Brazilian Common Core case
Autor: Godoy, Bruno Silva 
Primeiro orientador: Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Primeiro membro da banca: Gomes, Maria Margarida Pereira de Lima
Segundo membro da banca: Pereira, Talita Vidal
Resumo: Como uma representação de uma política de centralidade curricular de abrangência nacional, a BNCC tem produzido efeitos nos diversos contextos educacionais, dentre eles os das comunidades disciplinares. Como base no estudo de políticas de currículo em uma perspectiva discursiva, apoiada na abordagem teórico-estratégico da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, incorporada ao campo do currículo por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo, tais comunidades são entendidas como participantes da produção da política de currículo. O objetivo deste trabalho é interpretar as demandas disciplinares e curriculares da Comunidade Disciplinar de Ensino de Biologia no contexto da produção da Base Nacional Comum Curricular, considerando que tais demandas articuladas a tantas outras produzem significações para o currículo de Biologia, ao mesmo tempo que significam a própria comunidade de ensino de Biologia no nível médio de ensino. Dialogando com a abordagem do Ciclo Contínuo de Políticas de Stephen Ball e com a teorização de Comunidades Disciplinares de Ivor Goodson, ao mesmo tempo que, questionando algumas de suas conclusões por meio da perspectiva da teoria do discurso, busco trabalhar com a desessencialização da Comunidade Disciplinar de Ensino de Biologia. Defendo que essa comunidade é resultado da articulação de demandas diferenciais atravessadas pelas lógicas da diferença e da equivalência. Tendo em vista esse enfoque, apresento os resultados de uma investigação de demandas disciplinares em um conjunto de 215 artigos e de demandas curriculares em um conjunto de 167 artigos publicados em periódicos especializados que focalizam o currículo de Biologia. Concluo ser possível interpretar a formação de cadeias articulatórias de demandas por um currículo conteudista que se antagonizam frente ao currículo que tem sido realizado nas escolas, ao mesmo tempo que outra cadeia discursiva se forma contra a definição de conteúdos como garantidores da formação de projetos de alunos e professores a priori. Ambas as cadeias disputam a significação da comunidade disciplinar de ensino de Biologia e produzem sentidos para as políticas de Currículo
Abstract: As a representation of a national centralized curricular policy, the Brazilian National Common Core (BNCC) has been producing effects in different educational contexts, among them the disciplinary communities. Based on the curricular politics studies in a discursive perspective, supported by the theoretical-strategical approach of Discourse Theory by Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, incorporated to the curricular field by Alice Casimiro Lopes and Elizabeth Macedo, such communities are understood as participants in the curricular policy production. The objective of this dissertation is to interpret the disciplinary and curricular demands from the Biology Education disciplinary community in the BNCC production context, considering that such demands articulated to many others produce significations to the Biology Curriculum, while signifying the very Biology education disciplinary community in high school level. In dialog with the Stephen Ball s Continuum Policy Cycle and the Ivor Goodson s Disciplinary Communities theorization, while questioning some of their conclusions through the discourse theory, I seek to work with the des-essentialization of the Biology education disciplinary community. I argue that this community is the result of an articulation of differential demands penetrated by the logic of difference and equivalence. Bearing this perspective in mind, I present the result of a disciplinary demand investigation in 215 papers and curricular demands in a 167-paper group published in scientific journals that focus the Biology curriculum. I conclude that it is possible to interpret the formation of articulatory chains of demands for a content-focused curriculum that antagonize the curriculum as performed in schools, and at the same time, another discursive chain is formed against the content-definition as formation guarantee for students and teachers project a priori. Both of these chains dispute the signification of the Biology Education Disciplinary Community and signify the Curricular Policies
Palavras-chave: Disciplinary Community
Biology education
Curricular policy
Discourse theory
BNCC
High school
Comunidade disciplinar
Política curricular
Teoria do discurso
BNCC
Ensino médio
Educação
Ensino de Biologia
Currículos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GODOY, Bruno Silva. Demandas curriculares em inscrições textuais da Comunidade Disciplinar de Ensino de Biologia: o caso da BNCC. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10518
Data de defesa: 7-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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