Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10519
Tipo do documento: Dissertação
Título: Discursos pela Alfabetização: uma investigação dos sentidos em disputa
Título(s) alternativo(s): Discourses for literacy: an investigation of the competing meanings
Autor: Souza, Bárbara Rocha 
Primeiro orientador: Oliveira, Veronica Borges de
Primeiro membro da banca: Reis, Andreia Rezende Garcia
Segundo membro da banca: Dias, Rosanne Evangelista
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as disputas discursivas pela alfabetização. Para isto, buscou-se estabelecer a diferença entre os processos de alfabetização e letramento, esclarecendo suas especificidades e realçando a relação entre essas duas concepções de aprendizagem, conforme as mais variadas posições de autores do campo. Perscrutou-se apresentar nesta dissertação, através de um resgate histórico, de que forma o ensino da língua escrita nos primeiros anos de escolarização vem sendo realizado, segundo as diferentes perspectivas teóricas projetadas em saberes e fazeres metodizados. Ainda, objetou-se nesta escrita, reativar os sentidos contingenciais dos discursos produzidos em artigos científicos acadêmicos, nos últimos dezenove anos, que tratam do processo de alfabetização e do letramento. Para esse fim, foi utilizada como plataforma de busca a biblioteca eletrônica SciELO, na qual encontra-se uma coleção selecionada de trabalhos em nível nacional sob a ótica de diferentes concepções teóricas. Esta obra se articula à perspectiva pós-estrutural e dialoga com o campo do Currículo em uma abordagem discursiva, tendo em vista a disputa de sentidos em sua condição de provisoriedade e precariedade. Quanto à metodologia, esta pesquisa está ancorada em uma revisão teórico-estratégica fundamentada nas incorporações teóricas de Alice Lopes e Elizabeth Macedo, da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com vistas a repensar a noção de currículo e política, tão caras a esta análise. A discussão teórica-empírica, a partir das noções de significantes vazio e flutuante, dedica-se a reativar sentidos outros que atravessam as construções discursivas pela alfabetização. Dentre os significantes reativados nesta análise, estão: tempo, formação docente, avaliação, prática e uma concepção de alfabetização. Como principais apontamentos, destacou-se: a impossibilidade de um fechamento total dos sentidos que disputam lugar nos documentos curriculares, o caráter transitório das significações e a constante tentativa de estancar os sentidos de determinados significantes. Ao concluir esta investigação, defendeu-se a impossibilidade de definir um currículo que possa ser capaz de dar a palavra final no processo de alfabetização e a potência da reativação dos sentidos que perpassam os textos para a compreensão de demandas outras no campo discursivo investigado
Abstract: The purpose of this research is to analyze the discursive disputes for literacy. For this, sought to establish the difference between the processes of littering and literacy, clarifying their specificities and highlighting the relationship between these two conceptions of learning, according to the most varied positions of authors in the field. In this dissertation, it was discussed, through a historical remembrance, how the teaching of the written language in the first years of schooling has been carried out, according to the different theoretical perspectives projected in methodized knowledge and practice. Even, the object of this writing was to reactivate the contingency meanings of the discourses produced in scientific-academic articles, in the last nineteen years, which deal with the process of littering and literacy. For this goal, the SciELO electronic library was used as a search platform, which contains a selected collection of works at the national level from the perspective of different theoretical conceptions. This work is articulated to the post structural perspective and dialogues with the field of Curriculum in a discursive approach, in view of the dispute of meanings in its condition of provisionality and precariousness. Regarding the methodology, this research is anchored in a theoretical-strategic review based on the theoretical incorporations of Alice Lopes and Elizabeth Macedo of the Discourse Theory of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe in order to rethink the notion of curriculum and politics, so important to this analysis. The theoretical-empirical discussion, based on the notions of empty and floating signifiers is dedicated to reactivating other meanings that cross discursive constructions through literacy. Among the reactivated signifiers in this analysis are: time, teacher education, assessment, practice and a conception of literacy. As main points, it was highlighted: the impossibility of a total closure of the meanings that dispute place in the curricular documents, the transitory character of the meanings and the constant attempt to stop the meanings of certain signifiers. Concluding the investigation, it was argued that it is impossible to define a curriculum that can be able to give the final word in the literacy process and the power of reactivating the meanings that permeate the texts to understand other demands in the discursive field investigated
Palavras-chave: Littering
Literacy
Discursive Perspective
Literacy Curriculum Policies
Letramento
Perspectiva Discursiva
Políticas curriculares de Alfabetização
Educação
Alfabetização
Políticas curriculares
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Bárbara Rocha. Discursos pela Alfabetização: uma investigação dos sentidos em disputa. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10519
Data de defesa: 17-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Barbara Rocha Souza.pdf786,93 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.