Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10520
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Museus imaginários : o cotidiano da produção de uma série do programa Globo Ciência |
Título(s) alternativo(s): | Musées imaginaires: le quotidienne de la production de une serie de le programme "Globo Ciência". |
Autor: | Netto, Maria Jacintha Vargas |
Primeiro orientador: | Oliveira, Inês Barbosa de |
Primeiro membro da banca: | Barreto, Raquel Goulart |
Segundo membro da banca: | Ferraço, Carlos Eduardo |
Resumo: | Esta dissertação pressupõe que a produção televisiva constitui um dispositivo pedagógico a partir do qual são tecidas redes de subjetividades. Investiga o cotidiano de produção de um programa de televisão _ o Globo Ciência , realizado em 1999 e veiculado nos canais Futura e Globo. Rememora encontros, desencontros e desafios de uma produção que tem praticantes em campos diversos: cientistas, roteiristas e diretores que elaboraram um discurso pedagógico e negociaram pontos-de-vista, gostos e crenças. Conversas com praticantes desta produção e famílias de imagens dos programas foram recolhidas e colocadas em diálogo. A negociação entre as diversas formas de narrar - imagens e conversas - constitui o território no qual é buscado este cotidiano da produção, procurando entrever de que forma conta-se e ensina-se nesta experiência de televisão. |
Abstract: | Ce travail indique que la prodution de la télévision est um dispositif pédagogique qui forme des reseaux de subjectivité. Dans cette recherche on a travaillé sur le cotidien de production d un programme de télévision - Globo Ciência - qui fut realisé en 1999 et qui fut exibé sur les chénes Futura et Globo. Le travail recupère des rencontres et des défis d une production qui a réunis des praticans en divers champs d´activité: des cientificiens, des scénaristes, des métteurs en scènes qui ont elaboré un discourt pédagogique et qui ont negocié des points de vue, des gouts et des croyances. Les conversations avec des praticans de cette production et des familles d images des programmes ont étès recuillit et mises en dialoges. La négociation entre les differentes manières d élaborer les narratives images et conversations a constitué le territoire sur lequel on pense le cotidien de la prodution de ces programmes, en cherchant les formes avec lesquelles on raconte e on aprend sur cette experience à la télévision. |
Palavras-chave: | programma de telé pour la éducation programme Globo Ciência Televisão na educação Globo Ciência (Programa de televisão) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NETTO, Maria Jacintha Vargas. Museus imaginários : o cotidiano da produção de uma série do programa Globo Ciência. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10520 |
Data de defesa: | 5-Jul-2005 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Maria Jacintha Vargas Netto.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.