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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10522
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A comunidade disciplinar de ensino de Biologia na produção de políticas de currículo A comunidade disciplinar de ensino de Biologia na produção de políticas de currículo |
Título(s) alternativo(s): | The production of curriculum policies by the disciplinary community of Biology education The production of curriculum policies by the disciplinary community of Biology education |
Autor: | Busnardo, Flávia de Mattos Giovannini ![]() |
Primeiro orientador: | Lopes, Alice Ribeiro Casimiro |
Primeiro membro da banca: | Tura, Maria de Lourdes Rangel |
Segundo membro da banca: | Lima, Tania Maria de |
Resumo: | Esta dissertação se insere no estudo de políticas de currículo em múltiplos contextos educacionais, com base na abordagem teórico-metodológica do ciclo de políticas de Stephen Ball, na forma como interpretado para o campo do Currículo por Lopes e Macedo. Essa análise é subsidiada também pela concepção de comunidade disciplinar de Ivor Goodson e pela teoria do discurso de Ernesto Laclau. O objeto desta pesquisa é a investigação da produção de políticas curriculares pela comunidade disciplinar de ensino de Biologia. Para tanto, são analisados os principais documentos curriculares relacionados à Biologia no nível médio produzidos em âmbito federal os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEm), as Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN+) e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM). Igualmente buscando entender o processo de produção da política, foram realizadas entrevistas com professores e pesquisadores reconhecidos nessa comunidade disciplinar que participaram da elaboração dos documentos curriculares supramencionados. Nessa análise, são identificadas demandas em disputa no âmbito dessa comunidade disciplinar assim como distanciamentos e aproximações entre esses documentos. Concluímos que mesmo em governos diferentes, representantes das comunidades disciplinares podem se manter atuantes no contexto de produção de textos das políticas e produzir sentidos e significados semelhantes nas políticas. |
Abstract: | This dissertation is part of a study of curriculum policies in multiple educational contexts, based on the theoretical-methodological approach of Stephen Ball s policies cycle, as interpreted for the Curriculum field by Lopes and Macedo. That analysis is supported also by Ivor Goodson s concept of disciplinary community and by Ernesto Laclau s theory of discourse. The aim of this research is to investigate the production of curriculum policies by the disciplinary community of Biology teaching. For that purpose, an analysis is made of the principal curricular documents relating to Biology at medium level produced in the federal sphere the National Curricular Standards for High School Teaching (PCNEm), Complementary Guidance for National Curricular Standards for High School Teaching (PCN+) and National Curricular Guidance for High School Teaching (OCNEM). Similarly seeking to understand the policy production process, interviews were conducted with teachers and researchers acclaimed in that disciplinary community who participated in the preparation of the above-mentioned curricular documents. In that analysis, claims disputed in the sphere of that disciplinary community are identified, as well as withdrawals and approximations between those documents. We concluded that even under different governments, representatives of the disciplinary communities can continue active in the context of producing texts of policies and producing similar senses and meanings in the policies. |
Palavras-chave: | Curriculum policies Disciplinary community Biology education Políticas de currículo Comunidade disciplinar Ensino de Biologia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BUSNARDO, Flávia de Mattos Giovannini. A comunidade disciplinar de ensino de Biologia na produção de políticas de currículo. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10522 |
Data de defesa: | 31-Ago-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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