Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10523
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação de jovens e adultos : estudo de caso no Centro de Estudos Supletivos - SENAI
Título(s) alternativo(s): Young and adult education: a case study in the Center for Suppletive Studies
Autor: Souza, Graça Helena Silva de 
Primeiro orientador: Tura, Maria de Lourdes Rangel
Primeiro membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Segundo membro da banca: Fávero, Osmar
Resumo: O presente estudo de caso foi realizado no Centro de Estudos Supletivos / SENAI, localizado no bairro do Maracanã, zona norte do município do estado do Rio de Janeiro. A investigação resgatou alguns elementos históricos do cenário político e educacional desde a década de 1970, período em que os primeiros Centros de Estudos Supletivos foram implantados no estado. Isso foi feito com a intenção de melhor situar o caso no contexto mais amplo da proposta de escolarização para jovens e adultos, buscando compreender o Centro de Estudos e sua problemática ao lidar com a modalidade de educação a distância semipresencial (limites e possibilidades), apreendendo algumas das tensões produzidas nos conflitos entre a lógica instituída e instituinte, diante da configuração do campo da EJA ao longo do período, até confrontá-la com questões da atual configuração. O estudo se realizou prioritariamente por meio da interlocução com professoras e professores da escola e, por meio de dados amostrais de alunos matriculados no ano de 2004 no ensino fundamental, pude refletir sobre descontinuidades e fragmentações causadas por sucessivas interrupções na trajetória escolar dos sujeitos jovens e adultos e algumas relações com o ensino semipresencial ofertado pelo sistema
Abstract: This is a case study carried out at the Center for Suppletive Studies / SENAI, situated in the Maracanã area, north of the municipality of Rio de Janeiro, RJ State. In order to enable a better approach to the case, this investigation has tracked down some of the historical facts which have characterized the political and educational scene built up as from the seventies, a period in which the first Centers for Suppletive Studies were implemented in this State. With those data at hand, we sought to place the case in question within the broader context of the existing proposal for youth and adults schooling (EJA), thus trying to understand the complexity of that Center of Studies as well as its ways of dealing with semipresential educational programs, their limits and possibilities. Such strategy has provided the means for us to apprehend some of the tensions produced by conflicts broken out between instituted and instituting logic, in relation to the format developed by EJA during those early years, and then contrast it with questions pertaining to the present format. The study was carried out mainly by way of dialoguing with school teachers, who have also supplied samples of the work produced by students matriculated in basic school in 2004. Based on this important information, we could ponder on the discontinuity and fragmentation entailed by young and adult students constant interruption of their way through school, thus identifying some of the relatioships between this phenomenon and the semipresential teaching offered by the regular educational system.
Palavras-chave: Young and Adult Education
Center for Suppletive Studies
Semipresential Education
Educação de jovens e adultos
Centro de Estudos Supletivos (SENAI)
Educação semipresencial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Graça Helena Silva de. Educação de jovens e adultos : estudo de caso no Centro de Estudos Supletivos - SENAI. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10523
Data de defesa: 21-Out-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SOUZA, Graca Helena.pdf702,76 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.