Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10524
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cartas em revista : estratégias editoriais de difusão e legitimação da Nova Escola
Título(s) alternativo(s): Letters in periodical Nova Escola: editorial strategies of diffusion and legitimacy
Autor: Rocha, Bárbara Trindade
Primeiro orientador: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Primeiro membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Segundo membro da banca: Cunha, Maria Teresa Santos
Resumo: Este estudo analisa as 150 cartas das professoras de educação infantil publicadas na Revista Nova Escola, de 1988 a 1996, com a intenção de apreender a forma como se estabelece a legitimação do periódico, tentando perceber também as outras estratégias de difusão da revista, examinando suas capas, suas disposições tipográficas e suas propagandas. Quem são essas professoras que escrevem as cartas para a revista? Quais são as motivações para a escrita? Sobre o que elas escrevem? Qual o contexto de produção dessas cartas? Estas são as questões que orientam este trabalho. Considerando as cartas como documentos que foram produzidos numa determinada época, mas que também revelam uma época, este estudo pretende compreender como a correspondência de pessoas comuns pode conter engenhosidades em seus assuntos, iluminar hábitos, práticas e valores partilhados e construir representações da escola, ajudando a compor a memória histórica narrada pelos principais autores do cotidiano das escolas.
Abstract: This study analyzes the 150 letters of the teachers of childish education published in the Revista Nova Escola, since 1988 untill 1996, with the intention to apprehend the form as if it establishes the legitimation of the periodic one, trying to also perceive the other strategies of diffusion of the magazine, examining its typographical layers, its disposals and its advertising. Who are these teachers who write the letters for the magazine? What are the motivations for the writing? What about they write? What is the context of production of these letters? These are the questions that guide this work. Considering the letters as documents that had been produced in one determined time, but that also they disclose a time, this study intends to understand as the correspondence of common people can contain ingenuities in its subjects, illuminate habits, practical, partitioned values and to construct representations of school, helping to compose the historical memory told by the main authors of the everyday school.
Palavras-chave: Letters
Revista Nova Escola
Education of children
Cartas
Revista Nova Escola
Educação infantil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROCHA, Bárbara Trindade. Cartas em revista : estratégias editoriais de difusão e legitimação da Nova Escola. 2004. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10524
Data de defesa: 25-Mai-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Barbara Trindade Rocha.pdf1,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.