Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10527
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Especialmente recomendado para menores de seis anos |
Título(s) alternativo(s): | Particulièrement recommandé pour les enfants de moins de six ans |
Autor: | Menezes, Luciana Bessa Diniz de ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Rita Marisa Ribes |
Primeiro membro da banca: | Souza, Solange Jobim e |
Segundo membro da banca: | Reis Junior, João Alves dos |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo dar visibilidade ao lugar que a criança ocupa para quem produz programa educativo. A partir de uma investigação sobre a recepção de um grupo de crianças de três anos de idade da Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer e o programa Uni Duni TV, conclui-se que a relação recepção-produção deve ser encarada dialeticamente, de forma a saber como mensagens e sujeitos se constituem durante o processo de comunicação. Durante este percurso, surgiram questões importantes como: o que as crianças querem assistir e o que, nós, adultos achamos que elas devem assistir? A dificuldade de entender o que a criança pequena diz e o modo como ela diz sobre um programa endereçado a ela ganha relevância nesse estudo. Dentre os autores que fundamentam este trabalho, destacam-se: Bakhtin, Benjamin, Vygotsky, Buckingham e Martin-Barbero. |
Abstract: | Cet article a pour principal objectif de donner de la visibilité de placer l'enfant occupe pour ceux qui produisent programme éducatif. D'une enquête sur réception d'un groupe d'enfants de trois ans de la crèche institutionnels Dr Paulo Niemeyer et le programme de télévision Uni Duni TV, il est conclu que la réception des relations de production doit être considérée dialectiquement, de savoir comment des messages et des sujets sont constitués dans le processus de communication. Au cours de ce voyage, il y avait des questions importantes telles que: Ce que les enfants veulent participer et que nous les adultes pensent qu'ils devraient suivre? La difficulté de comprendre ce que dit l'enfant et le peu qu'il dit à propos d'un programme requis, il devient pertinent dans cette étude. Parmi les auteurs qui soutiennent ce travail comprennent: Bakhtin, Benjamin, Vygotsky, Buckingham et Martin-Barbero. |
Palavras-chave: | Enfants Télévision Crèche Réception Production Televisão e crianças Comunicação e educação Infância Televisão Creches Recepção Produção |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MENEZES, Luciana Bessa Diniz de. Especialmente recomendado para menores de seis anos. 2010. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10527 |
Data de defesa: | 23-Jun-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Luciana_Bdtd.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.