Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10532
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogy of Fanzines: arts of say and pedagogy of make |
Autor: | Nascimento, Melissa Eloá Silveira |
Primeiro orientador: | Goulart, Paulo Sergio Sgarbi |
Primeiro membro da banca: | Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos |
Segundo membro da banca: | Magalhães, Henrique Paiva de |
Resumo: | Redesenham-se artes de dizer em um papel xerocado, artes que se traduzem em traços, rabiscos, versos, gritos, modos de fazer. Fanzine é assim, mais do que uma revista de papel sulfite, um espaço recortado, colado para produção de saberes ou, se preferir, uma revista independente na tela do computador. Este trabalho, portanto, propõe um mergulho entre a linha do underground e da pedagogia de criação de fanzines em sala de aula. Compreender os usos e as artes de dizer significa entender historicamente o que as publicações não-oficiais representam para a contemporaneidade. Desta forma, a lógica dos fanzines é bem mais do que trafegar em um circuito alternativo, define-se por si só como uma forma independente de fazer uso de uma expressão. Assim, o fazer fanzine como filofanzine de vida é um exemplo de que esta forma de expressão ultrapassa as paredes institucionais. |
Abstract: | Redraw the Arts qhen we talk about a xerox paper, Arts represented in lines, scratchs, lines, shouts, ways to do. Fanzine is this way, more than a magazine made in white paper, a marked space, glued for knowledge productions or, if you want, an independent magazine in a computer screen. This work sugest a diving through the underground line and the creations of fanzines in school room pedagogy. Understand it use and the Art of say means historically understand that the non-official publications means to the present time. This way, the fanzines logical is more than go through an alternative scene, defines itself as a independent way to use an expression. Then, do fanzine as filofanzine way of life show that this form of expression tresspass the institutional walls. |
Palavras-chave: | Fanzine Arts of say Pedagogy of make Fanzine Artes de dizer Pedagogias de fazer Aprendizagem Didática Fanzines |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NASCIMENTO, Melissa Eloá Silveira. Pedagozinando em sala de aula: artes de dizer e pedagogias de fazer. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10532 |
Data de defesa: | 20-Ago-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert_Melissa pre_ref_Bdtd.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Melissa Anexos A_K.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Melissa_Anexos L_V.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.