Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10533
Tipo do documento: Dissertação
Título: O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas
Autor: Cordeiro, Rosângela Lannes Couto 
Primeiro orientador: Santos, Edméa Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Segundo membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Resumo: Este trabalho pesquisou os usos do Jornal Eletrônico Educação & Imagem, feitos para e por professores da rede pública. As práticas narradas e as imagens trazidas pelos docentes, que são usuários do jornal, nos possibilitou refletir sobre os currículos e os conhecimentos que têm sido tecidos cotidianamente. Para analisar as narrativas e as imagens presentes nos artigos escritos pelos professores foram pesquisados os editoriais redigidos por cada grupo de pesquisa, que faz parte da elaboração do periódico, e a seção Voz do leitor que publica artigos escritos por professores. Este estudo tem suas relações teórico¬epistemológicas e teórico-metodológicas com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos (Lefebvre, Certeau) que têm permitido compreender as redes de conhecimentos e significações que se dão nos múltiplos cotidianos em que vivemos, entendendo¬os como contextos educativos. Para falar sobre a importância da narrativa em pesquisa alguns autores como Walter Ong e Nilda Alves embasaram este estudo. Para o tratamento das noções de tecnologia, currículo e imagens dialogamos com os autores Nilda Alves, Martin¬Barbero, Boris Kossoy, Roberto Macedo, Alice Lopes, Elisabeth Macedo, Arlindo Machado, Pierre Lévy, Edméa Santos e Marco Silva. Dos artigos analisados observei que as imagens utilizadas pelos professores que escreveram para o jornal apresentaram uma multiplicidade de usos. A maioria fez uso de material fotográfico. Em seus artigos temos imagens usadas nos seguintes contextos: como registro de suas atividades com os alunos, como registro/memória autobiográfica, como reflexão da própria imagem apresentada ou como ilustração do texto dentre outros. Ao trabalhar com estas narrativas e imagens temos a oportunidade de discutir como se dá e como se tem desdobrado os usos do periódico eletrônico, possibilitando¬nos compreender e complexificar sobre outros processos cotidianos, a partir destes que nos é retratado e narrado.
Abstract: This paper aims to research the uses of the electronic journal Education & Image, made for and by public school teachers. Practices narrated by the teachers who are daily users enable us to reflect on the curriculum and knowledge that have been daily woven. To analyze the narratives contained in articles written by teachers. I focused this work in the editorial written by each research group which is part of the preparation of the journal and in the Readers comments section. This study has its theoretical and epistemological relations and theoretical and methodological approaches to research in / of / with daily life (Lefebvre, Certeau) which have allowed us to understand the network of knowledge and senses that occur in many everyday situations we live in, understanding them as educational contexts. In this sense, we work with the idea that knowledge is woven, too, through the customs and practices that humans create in their daily lives in a different way than we have been taught, in Modernity, in science. Thus, I believe it is necessary ¬and possible ¬search relations practitioners (Certeau) with the many existing cultural artifacts. These will be studied through the uses to which these teachers develop in contact with the newspaper with the images and narratives it contains.
Palavras-chave: Image - Narrative
Educational settings
Knowledge networks and meanings
Cultural artifacts
Imagem-Narrativa
Contextos educativos
Redes de conhecimentos e significações
Artefatos culturais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CORDEIRO, Rosângela Lannes Couto. O jornal eletrônico Educação & Imagem: espaço tempo de tessitura de conhecimentos através de práticas de professores com imagens e narrativas. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10533
Data de defesa: 18-Mai-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Rosangela_Bdtd.pdf2,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.