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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gêmeos monozigóticos com Síndrome de Asperger: sociabilidade e cognição
Autor: Paiva Júnior, Waldir Toledo de 
Primeiro orientador: Carneiro, Eliane Gerk Pinto
Primeiro membro da banca: Nunes, Leila Regina D'oliveira de Paula
Segundo membro da banca: Nunes, Débora Regina de Paula
Resumo: Os obstáculos encontrados por crianças e adolescentes com Síndrome de Asperger em termos de interação social, comunicação e imaginação são notórios e causam sentimentos de angústia nos pais que procuram escolas para inserir seus filhos e centros especializados para tratá-los. As pesquisas tem evoluído sobremaneira através dos anos, desde as primeiras descrições sobre o transtorno na primeira metade do século XX, apontando diferentes visões e modos de intervenção, alguns destes que pudessem ser levados à cabo por pais, professores e cuidadores. Entretanto, em termos de língua portuguesa em geral e da realidade brasileira especificamente, há uma carência de instrumentos que possam ser utilizados no ensino de habilidades sociais e cognitivas à esses indivíduos com Síndrome de Asperger. Aproveitando a experiência de pesquisadores ingleses, que na década de noventa elaboraram um guia prático para pais e professores intitulado Teaching children with autism to mind-read: a practical guide for teachers and parents , partindo da intervenção com tradução para a língua portuguesa, o presente estudo exploratório tem os objetivos de: verificar a efetividade de referido instrumento no ensino de habilidades sociais e cognitivas, identificar as estratégias de ensino utilizadas e comparar o desempenho de dois meninos de doze anos, gêmeos monozigóticos com Síndrome de Asperger, alunos de uma escola da rede pública do município do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada implicou na análise comparativa dos escores obtidos na pré e pós intervenção, pela avaliação das habilidades sociais com o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças e das habilidades cognitivas, em especial as funções executivas, via alguns dos subtestes da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças WISC-III; e a filmagem das sessões de intervenção e posterior análise dos vídeos para identificação das estratégias de ensino. A análise mostrou que o instrumento foi efetivo no ensino de habilidades sociais e cognitivas, merecendo novos estudos visando sua adaptação para nossa realidade cultural; que as estratégia de ensino mais utilizadas e que contribuíram para a modificação do comportamento dos sujeitos foram levantamento de questões para verificar a compreensão, explicação de conceitos pouco familiares e a ampliação da resposta verbal.
Abstract: The obstacles encountered by children and adolescents with Asperger Syndrome in terms of social interaction, communication and imagination are notorious and cause feelings of distress in parents seeking schools for their children and specialized centers to treat them. The research has evolved greatly over the years since the first descriptions on the disorder in the first half of the twentieth century, pointing out different views and methods of intervention, some of which could be carried out by the parents, teachers and caregivers. However, in terms of portuguese in general and specifically the brazilian reality, there is a lack of instruments that can be used in teaching social skills and cognitive abilities to those individuals with Asperger Syndrome. Drawing on the experience of british researchers, who in the nineties have produced a practical guide for parents and teachers titled "Teaching children with autism to mind-read: a Practical Guide for teachers and parents", starting with the intervention translation into portuguese, this exploratory study has objectives: to assess the effectiveness of this instrument in teaching cognitive and social skills, identify teaching strategies used and compare the performance of two boys of twelve, twins monozygotic twins with Asperger Syndrome, students at a public school of the Rio de Janeiro s county. The methodology involved the comparative analysis scores of pre and post intervention, the evaluation of social skills with the Inventory of Social Skills for Multimedia Children and cognitive abilities, in particular executive functions, via some of the subtests of the Wechsler Intelligence Scale for Children - WISC-III, and videotaping of intervention sessions and subsequent analysis of the videos to identify teaching strategies. The analysis showed that the instrument was effective in teaching social skills and cognitive deserve further studies aimed at adapting to our cultural reality; that the teaching strategy most used and contributed to the modifying the behavior of the subjects were raising issues for check for understanding, explaining unfamiliar concepts and extension of the verbal response.
Palavras-chave: Asperger s Syndrome
Cognition
Social skills
Executive functions
Síndrome de Asperger
Cognição
Habilidades sociais
Função executiva
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PAIVA JÚNIOR, Waldir Toledo de. Gêmeos monozigóticos com Síndrome de Asperger: sociabilidade e cognição. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10534
Data de defesa: 30-Ago-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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