Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10546
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cadernos de segredos : marcas da educação católica na escrita íntima
Título(s) alternativo(s): Secret diaries : traces of catholic education in intimate writing
Autor: Camacho, Suzana Brunet 
Primeiro orientador: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Primeiro membro da banca: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Segundo membro da banca: Lélis, Isabel Alice Monteiro
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo examinar as marcas da educação católica na escrita íntima e, para tanto, elegeu como fonte privilegiada de análise os diários de uma normalista que estudou, na década de 1960, em Duque de Caxias, na Escola Normal do Colégio Santo Antonio instituição de origem alemã, fundada em 1940, pelas freiras franciscanas de Dilligen. Entendendo que esta é uma das práticas comuns de escrita entre jovens de determinadas gerações, buscou-se dialogar com pesquisas realizadas no âmbito da História da Cultura Escrita, da Literatura e da História da Educação, que se têm dedicado à escrita íntima, à escrita escolar e à escrita de jovens. Estruturada em três capítulos, inicialmente pretendeu-se examinar a importância desse tipo de fonte para as pesquisas voltadas aos saberes e fazeres anônimos. Um segundo movimento do texto prioriza a presença da escrita na congregação religiosa e na escola católica, buscando compreender a importância atribuída pela instituição à escrita íntima na formação das futuras professoras. Finalmente, no último capítulo, a análise se detém nas práticas de leitura de romances de formação, de livros religiosos e de literatura pedagógica, que procuravam moldar a mulher católica e a professora na nobre missão de ensinar. O estudo que pretende contribuir para ampliar a compreensão sobre a formação de professores e a cultura jovem, sob a perspectiva histórica revela como a escrita íntima, juntamente com as práticas religiosas e as de leitura, contribuíram para a formação moral da futura professora. Elas foram alvo de disciplinarização e de mecanismos que permitiriam o autocontrole, o auto-exame e o julgamento das próprias condutas. A valorização de tais práticas reflete a preocupação dessa escola com a construção da mulher cristã de acordo com os valores do catolicismo.
Abstract: This investigation has as objective the exam of the marks of the Catholic education in the intimate writing its chose as privileged source of analysis an elementary school teacher's diaries that she studied, in the decade of 1960, in Duque de Caxias, in the Normal School of the School Santo Antonio, institution of German origin, founded in 1940 by the Franciscan nuns of Dilligen. Understanding that this is one of the writing practices common to the youths certain generations, it was looked for to dialogue with researches accomplished in the extent of the History of the Written Culture, of the Literature and of the History of the Education that have dedicated themselves to the intimate writing, to the school writing and the writing of young. Structured in three chapters, initially it intended to examine the importance of this source type for the concerned researches with make anonyms. One second I move of the text prioritizes the presence of the writing in the religious congregation and in the Catholic school, trying to understand the importance attributed by the institution to the intimate writing in the future teachers' formation. Finally, in the last chapter, the analysis stops to the practices of reading of formation romances, of religious books and of pedagogic literature, that tried to mold the Catholic woman and the teacher in the noble mission of teaching. The study that intends to contribute to enlarge the understanding on the teachers' formation and the young culture, in the historical perspective, indicates as the intimate writing, together with the religious practices and the one of reading contributed to the future teacher's moral formation. They were aim of disciplining and of mechanisms that would allow the self-control, the self-exam and the judgement of the own conducts. The valorization of those practices reflects the concern of that school with the Christian woman's construction in agreement with the values of the Catholicism.
Palavras-chave: Education
Writing
History
Educação
Escrita
História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CAMACHO, Suzana Brunet. Cadernos de segredos : marcas da educação católica na escrita íntima. 2005. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10546
Data de defesa: 30-Set-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Suzana Brunet Camacho.pdf2,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.