Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10547
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Mafalda na aula de História: a crítica aos elementos característicos da sociedade burguesa e a construção coletiva de sentidos contra-hegemônicos |
Título(s) alternativo(s): | Mafalda in history class: the criticism to the characteristic features of Bourgeois society and the collective construction of counter-hegemony senses |
Autor: | Oliveira, Carlos Eduardo Rebuá |
Primeiro orientador: | Barreto, Raquel Goulart |
Primeiro membro da banca: | Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos |
Segundo membro da banca: | Semeraro, Giovanni |
Resumo: | A partir da leitura crítica de Mafalda, obra do cartunista argentino Quino, e alicerçados no conceito de hegemonia de Gramsci, sobretudo na noção de contra-hegemonia, buscamos analisar as possibilidades de se construir coletivamente sentidos contra-hegemônicos no ensino de História a partir do que chamamos de crítica aos elementos característicos da sociedade burguesa (a democracia , o individualismo, o estímulo ao consumo, a propriedade privada, a naturalização das diferenças, a competição, dentre outros). As contribuições de Gramsci ao campo da Educação, como o vínculo dialético entre as relações hegemônicas e pedagógicas, sua concepção da escola como um destacado aparelho privado de hegemonia, além das reflexões sobre os intelectuais e sua ação pedagógica na construção/difusão/legitimação de consensos, constituem pilares fundamentais das análises. É esforço fundamental da pesquisa identificar em que medida os professores, conscientes de seus vínculos de classe e compromissados com as classes dominadas, podem atuar como educadores-intelectuais orgânicos à estas classes, no âmbito da escola, tornando-a uma trincheira sob o conceito gramsciano de guerra de posição contra a hegemonia burguesa. Em termos metodológicos, foram selecionadas quinze tiras de Mafalda (divididas em onze temas os elementos que caracterizam a sociedade burguesa), presentes na obra Toda Mafalda (2002), no intuito de subsidiar as reflexões aqui esboçadas. Obviamente, todo recorte é ideológico e nenhuma escolha é neutra . As tiras escolhidas, longe de sintetizarem o olhar do artista argentino a respeito da burguesia, atendem aos objetivos deste trabalho. |
Abstract: | From the critical reading of Mafalda, of argentine cartoon writer Quino, and based on Gramsci s concept of hegemony, above all in the notion of counter-hegemony, we have tried to analyze the possibilities of constructing collective counter-hegemony senses in teaching History starting with critical eye upon characteristics of the bourgeois society ( democracy , individualism, consumption incentive, private property, naturalization of differences, competition, among others). Gramsci s contributions to Education, as a dialectic link between pedagogic and hegemony relations, his conception of school as an outstanding private instrument of hegemony, besides reflections on intellectuals and their pedagogic influence on the construction/diffusion/legitimation of agreements are fundamental pillars of the analysis. The main effort of the research has been to identify in what extent the teachers, conscious of their class connections and committed to the dominated ones, may act as intellectual educators of these classes, on the school bounds, becoming a barrier under Gramsci concept of position war against bourgeois hegemony. In methodological terms we have chosen fifteen Mafalda s strips (divided in eleven themes, identified as characteristic features of bourgeois society) which are part of Toda Mafalda (2002), aiming to reinforce the reflections herein delineated. Obviously, every construction is ideological and there aren t neutral choices. The chosen cartoons, far from synthesizeing the argentine artist view over bourgeoisie, supply the focus of this work. |
Palavras-chave: | Comics Counter-hegemony Mafalda Bourgeoisie History teaching Histórias em quadrinhos Contra-hegemonia Mafalda Sociedade burguesa Ensino de História Ensino Meios Auxiliares História Aprendizagem História História em quadrinhos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Carlos Eduardo Rebuá. Mafalda na aula de História: a crítica aos elementos característicos da sociedade burguesa e a construção coletiva de sentidos contra-hegemônicos. 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10547 |
Data de defesa: | 18-Mar-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert_Carlos Eduardo_cap 1-2_Bdtd.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Dissert_Carlos Eduardo_cap 3_final_Bdtd.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.