Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10549
Tipo do documento: Dissertação
Título: Filosofia com crianças na escola pública: possibilidade de experimentar, pensar e ser de outra(s) maneira(s)?
Título(s) alternativo(s): Filosofía con niños en las escuelas públicas: la posibilidad de experimentar, pensar y ser de otra(s) manera(s)?
Autor: Gomes, Vanise de Cássia de Araujo Dutra 
Primeiro orientador: Kohan, Walter Omar
Primeiro membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Segundo membro da banca: Ferraro, Giuseppe
Resumo: O presente trabalho nasce com a chegada em 2007 do projeto de extensão universitária na Escola Municipal Joaquim da Silva Peçanha do Em Caxias a Filosofia en-caixa? Município de Duque de Caxias, RJ. Este projeto é coordenado pelo Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância (NEFI) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Como professora da escola, fui convidada a participar do projeto e tenho sido afetada com a proposta ousada de desenvolver a filosofia com crianças. Assim surge a ideia de estudar e escrever sobre as transformações e autotransformações que tenho vivido desde o início no espaço tempo escolar, particularmente no que diz respeito ao processo de ensinar e de aprender como experiência/sentido que possibilite outras maneiras de experimentar, ser e pensar a minha prática pedagógica no cotidiano da escola/sala de aula e na vida. O caminho adotado para a investigação do tema inicia-se rumo a compreensão do cotidiano tentando perceber como os sujeitos participantes da escola vão fazendo ?usos e táticas? do escolar que geram suas experiências de aprendizagem. Depois, fazer saber segue-se rumo a refletir sobre que tipo de experiência da aprendizagem escolar temos desenvolvido no interior da escola experiência do conhecer ou experiência do pensar? E qual delas tem potencializado a experiência /sentido que de fato afeta, toca, acontece na perspectiva de Foucault, Deleuze e Jorge Larrosa trazendo profundas mudanças. Finalmente, partimos rumo a narrar o caminho percorrido pela escola com o projeto que possibilitou que os participantes fossem atravessados pelo encontro com filosofia permitindo uma caminhada aberta, enigmática, imprevisível levando-o a lugares ainda não vividos ou pensamentos ainda não pensados.
Abstract: El presente trabajo nace con la llegada en 2007 del proyecto de extensión universitaria a la Escuela Municipal Joaquim da Silva Peçanha Em Caxias a Filosofia en-caixa? perteneciente al Municipio de Duque de Caxias, RJ. Este proyecto está coordinado por El Núcleo de Estudios Filosóficos de la Infancia (NEFI) del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad del Estado de Río de Janeiro. Como profesora de la escuela, fui invitada a participar del proyecto y fui afectada por la osada propuesta de practicar la filosofía com niños. Así surge la idea de estudiar y escribir sobre las transformaciones y auto-transformaciones que he vivido, desde el inicio, en el espacio-tiempo escolar,particularmente en lo que refiere al proceso de enseñar y aprender considerado como uma experiencia/sentido que posibilitó otras maneras de experimentar, ser y pensar mi práctica pedagógica en la cotidianeidad de la escuela/aula y en la vida. El camino seguido para lainvestigación del tema se inicia con la comprensión de la cotidianeidad y la tentativa depercibir cómo los sujetos participantes de la escuela van valiéndose de ?usos y tácticas? del escolar que generan sus experiencias de aprendizaje. Posteriormente, el trabajohacersaberreflexiona sobre el tipo de experiencia de aprendizaje escolar que hemos desarrollado en el interior de la escuela: ¿experiencia del conocer o experiencia del pensar? Desde la perspectivade Foucault, Deleuze y Jorge Larrosa se reflexiona acerca de cuál de ellas ha potencializado La experiencia/sentido que afecta a los sujetos, que los toca, produciendo en ellos profundas mudanzas. Finalmente, se narra el camino recorrido por la escuela con el proyecto queposibilitó que los participantes fueran atravesados por el encuentro con la filosofía y que permitió un caminar abierto, enigmático, imprevisible hacia lugares aún no vividos o pensamientos aún no pensados.
Palavras-chave: Filosofía con niños
Escuela pública
Filosofia - Estudo ensino
Educação de crianças
Filosofia com crianças
Escola pública
Experiência
Aprender
Pensar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GOMES, Vanise de Cássia de Araujo Dutra. Filosofia com crianças na escola pública: possibilidade de experimentar, pensar e ser de outra(s) maneira(s)?. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10549
Data de defesa: 18-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Vanise CAD Gomes_Bdtd.pdf1,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.