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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulheres e revistas: a dimensão educativa dos periódicos femininos Jornal das Moças, Querida e Vida Doméstica nos anos 1950
Título(s) alternativo(s): Les femmes et les magazines: la dimension éducative des revues feminines Jornal das Moças, Querida et Vida Doméstica dans les années 1950.
Autor: Santos, Liana Pereira Borba dos 
Primeiro orientador: Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello
Primeiro membro da banca: Silva, Marcia Cabral da
Segundo membro da banca: Cunha, Maria Teresa Santos
Resumo: Este estudo, resultado de uma pesquisa histórica, busca contribuir para a identificação e análise de representações relativas à mulher, à sua educação e à sua função educativa divulgadas na imprensa feminina, no contexto da sociedade brasileira dos anos 1950. O corpus documental deste trabalho, tratado como fonte e objeto de investigação, foi a revista semanal Jornal das Moças, a revista quinzenal Querida e a revista mensal Vida Doméstica. A consulta ao acervo indicado foi realizada na Biblioteca Nacional, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Inserimo-nos no campo da história da educação e aproximamo-nos do campo da história cultural, da história do impresso e da história das mulheres para tecer esta pesquisa que pretende observar, tanto no espaço discursivo dos artigos e colunas, quanto no âmbito das propagandas, a divulgação de representações relacionadas à vida feminina e à adaptação desse público às novas formas de sociabilidade referente ao contexto moderno, assim como indicar os aspectos pertinentes a uma proposta de civilização e modelação social. Pode-se notar um cenário de massificação de discursos prescritivos, apoiados em valores e condutas socialmente estabilizados, que reforçavam uma identidade feminina comumente caracterizada como tradicional, ao lado de elementos que parecem ressaltar a constante negociação de tais mensagens e prescrições com a realidade social, marcada por aspectos de intensa mudança. Tal perspectiva sugere a necessidade de desnaturalização de práticas e representações sociais, como aquelas que vêem a identidade de gênero como fenômeno pré-existente e puramente biológico, desconsiderando sua dimensão social e histórica.
Abstract: Le but de cette étude est de contribuer à l'identification et l'analyse des représentations relatives aux femmes, leur éducation et leur fonction éducative divulguées dans la presse féminine et dans le contexte de la société brésilienne des années 1950. Le corpus documentaire de ce travail est formé par les revues Jornal das Moças, Querida et Vida Doméstica, qui sont considerées comme une source et un objet de la recherche. La consultation de ces matériaux a été réalisée à Biblioteca Nacional, située à Rio de Janeiro. Plus précisément, dans l'espace discursif des articles et dans la publicité des trois magazines, on fait l'observation des aspects pertinents à la proposition de la civilité et de la modélisation sociale et aussi de la divulgation des représentations relatives à la vie des femmes et leur adaptation aux nouvelles formes de sociabilité qui font référence a un contexte moderne. Ce travail est inséré dans le domaine de l histoire de l éducation et nous nous approchons de l histoire des femmes, de l histoire de la presse et de l histoire culturelle pour faire cette recherche dans laquelle on peut observer un contexte imprégné par les discours prescriptifs. Ils étaient soutenus sur les comportements et sur les valeurs sociales stabilisées qui renforcent une identité féminine spécifique, à côté des éléments qui semblent mettre l'accent sur la négociation de ces messages et ces prescriptions avec la réalité sociale, marquée par des aspects du changement intense. Cette perspective suggère la nécessité de dénaturalisation des pratiques et des représentations sociales, tels que ceux qui voient l'identité de genre comme un phénomène pré-existant, purement biologique, en ignorant sa dimension sociale et historique.
Palavras-chave: La presse féminines
Les représentations sociales
Educação feminina 1950-1959
Mulheres Conduta 1950-1959
Periódicos para mulheres 1950-1959
Educação das mulheres
Imprensa feminina
Representações sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Liana Pereira Borba dos. Mulheres e revistas: a dimensão educativa dos periódicos femininos Jornal das Moças, Querida e Vida Doméstica nos anos 1950. 2011. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10551
Data de defesa: 11-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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