Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10556
Tipo do documento: Dissertação
Título: Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as)
Título(s) alternativo(s): Instituto fanal cuja história : tradition, technology and innovation in the continuing education of teachers
Autor: Macedo, Juliana Gomes de 
Primeiro orientador: Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
Primeiro membro da banca: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Segundo membro da banca: Neves, Antonio Mauricio Castanheira das
Resumo: O presente trabalho buscou fazer um levantamento histórico do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro ISERJ sob o enfoque político-pedagógico além de trazer conceitos e ações práticas de formação continuada dos(as) professores(as). Dentro dessa proposta, a pesquisa aborda questões relativas as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como uma possibilidade complementar de formação continuada dos(as) professores(as) no Colégio de Aplicação CAP-ISERJ. O estudo foi realizado a partir da metodologia de pesquisa-ação pois acredita-se que este tipo de pesquisa favorece as discussões e a produção de conhecimentos entre todos os envolvidos pesquisador(a) e participantes. Essa pesquisa propicia uma relação profunda entre as ações e as resoluções de problemas num âmbito coletivo, cooperativo e participativo (THIOLLENT, 1997). A pesquisa foi realizada dentro do campus de trabalho da pesquisadora o que favoreceu a interlocução dos atores envolvidos permitindo o retorno ao meio pesquisado, não se limitando ao meio acadêmico. Desta forma, foi proposto ao final do trabalho, a criação de um ambiente virtual de aprendizagem, o Campus Online, baseado nas propostas do Ensino Online (SANTOS, 2006) que difere da tradicional Educação a Distância. A implementação do Campus Online implica em várias questões políticas, financeiras e pedagógicas contudo é motivada pelo desejo e necessidade de transformação das práticas pedagógicas.
Abstract: This paper was intended to make a historical survey of Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ - from the political and pedagogical standpoint and also bring practical concepts and actions of teachers continuing education. Within this proposal, the research addresses issues concerning New Information and Communication Technologies as a complementary possibility to the teachers continuing education in Colégio de Aplicação - CAP-ISERJ. The study was conducted using the methodology of action research because it is believed that this type of research favors the discussion and the production of knowledge among all involved - the researcher and participants. This research provides a deep relationship between actions and resolutions of problems within a collective, cooperative and participatory scope. (Thiollent, 1997). The survey was conducted in the campus where the researcher works, which favored the dialogue among the actors involved. Thus, it was proposed at the end of the work, the creation of a virtual learning environment, Campus Online, based on proposals of Online Education (SANTOS, 2006) that differs from the traditional distance education. The implementation of Campus Online involves many political, financial and educational issues but it is motivated by the desire and the need for teaching practice transformation.
Palavras-chave: Continuing education
Virtual learning environment
Information and communication technologies
Teacher-Researcher
Formação continuada
Ambiente virtual de aprendizagem
Tecnologias de informação e comunicação
Professor-pesquisador
Professores Formação
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro História
Realidade virtual na educação
Ensino a distância
Tecnologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MACEDO, Juliana Gomes de. Instituto fanal cuja história : tradição, tecnologia e inovação na formação continuada de professores(as). 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10556
Data de defesa: 29-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Juliana G_Macedo.pdf2,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.