Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10557
Tipo do documento: Dissertação
Título: "A lição da mocidade reta": um olhar sobre biografias de Getúlio Vargas para crianças e jovens (1937-1945)
Título(s) alternativo(s): "The lesson of the youth right": a look at biographies of Getúlio Vargas for children and youth (1937-1945)
Autor: Silva, Ana Paula da 
Primeiro orientador: Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello
Primeiro membro da banca: Xavier, Libânia Nacif
Segundo membro da banca: Reznik, Luis
Resumo: O presente trabalho destina-se à reflexão acerca de algumas das dimensões do projeto político e educacional posto em prática no período do Estado Novo (1937-1945), buscando focalizar estratégias encaminhadas no sentido da formação da população infanto-juvenil, com base em valores morais e sociais afinados com a ideologia do regime. No âmbito das estratégias voltadas para fortalecimento e legitimação do regime, que procurava construir uma identificação com a nação, houve a preocupação com a produção de uma imagem idealizada do próprio Estado Novo, da figura de Vargas diante do povo e de sua relação com este, em especial, com os trabalhadores e a juventude. Para isso, o governo lançou mão de estratégias diversas para popularização da figura do presidente diante dos jovens e produziu todo um conjunto de representações acerca de valores como família, educação, trabalho e nação. Tais estratégias compreenderam uma vasta produção de materiais impressos e, entre estes,biografias de Getúlio Vargas, voltadas para o público infanto-juvenil. Assim, a intenção deste estudo é refletir sobre a produção destes impressos no âmbito do projeto político e educacional do regime, buscando apreender de que forma estas publicações, que têm como pano de fundo a trajetória de vida do presidente, forneceram aos jovens modelos de comportamento e parâmetros de conduta valorizados socialmente e, em que medida, se configuraram, elas próprias, produtoras daquela realidade.
Abstract: This work is intended to reflect about some of the dimensions of the political and educational project implemented during the Estado Novo (1937-1945), seeking to focus on strategies directed towards the formation of the juvenile population, based on values attuned to moral and social ideology of the regime. As part of strategies for strengthening and legitimizing the regime, which sought to build identification with the nation, we were concerned with the production of an idealized image of the Estado Novo itself, the figure of Vargas before the people and their relationship with this, in particular, workers and young. For this, the government resorted to various strategies for popularizing the figure of the president before young people and produced a whole set of ideas about values such as family, education, work and nation. Such strategies comprise a vast production of printed materials, and among these biographies of Getulio Vargas, aimed at children and youth. For this, the intention is to reflect on the production of these forms within the educational and political project of the regime, seeking to understand how these publications, which have as a background on the life histories of the President, provided the young role models and parameters of conduct socially valued, and to what extent, if configured themselves producing that reality.
Palavras-chave: Education
Young
Estado Novo
Juventude
Educação e Estado - Brasil
Brasil - História - Estado Novo, 1937-1945
Vargas, Getúlio, 1882-1954 - Biografias
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Ana Paula da. "A lição da mocidade reta": um olhar sobre biografias de Getúlio Vargas para crianças e jovens (1937-1945). 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10557
Data de defesa: 25-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Ana Paula Bdtd.pdf1,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.