Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10559
Tipo do documento: Dissertação
Título: Movimentos sociais, educação e cidadania: um estudo sobre os Cursos Pré-vestibulares populares
Título(s) alternativo(s): Social movements and citizenship education: a study of college preparatory courses
Autor: Nascimento, Alexandre do 
Primeiro orientador: Calazans, Maria Julieta Costa
Primeiro membro da banca: Bazílio, Luiz Cavalieri
Segundo membro da banca: Rocha, José Geraldo da
Resumo: Este estudo, que constitui minha Dissertação de Mestrado em Educação, descreve e analisa a história, as concepções e as práticas político-pedagógicas dos Cursos Pré-Vestibulares Populares, tomando como base os dados colhidos através de análise de documentos, observação e depoimentos das principais lideranças do Movimento Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC), movimento criado em 1993 na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. O texto parte da discussão sobre a educação no atual contexto sócio-político, identifica questões a serem aprofundadas sobre a relação entre movimentos sociais, educação e projeto político-pedagógico, examina as idéias de democracia e cidadania, incorporando os conceitos de autonomia, identidade e interculturalismo, descreve a história dos Cursos Pré-Vestibulares Populares no Estado do Rio de Janeiro, os princípios e as práticas presentes no Pré-Vestibular para Negros e Carentes. O objetivo principal do estudo foi analisar a relação entre Movimentos Sociais, Cidadania e Educação, investigando a prática político-pedagógica dos cursos Pré-Vestibulares Populares, especificamente do Pré-Vestibular para Negros e Carentes. Além disso, e estudo tenta verificar as possibilidades dos Cursos Pré-Vestibulares Populares como movimento de construção de relações educacionais democráticas.
Abstract: This study, which constitutes my Master's Thesis in Education, describes and analyzes the history, concepts and practices of political-educational college preparatory courses rated, based on data collected through document analysis, observation and interviews of the main leaders of the Movement for Pre-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC), a movement created in 1993 at Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. The text of the discussion about educationin the current socio-political context, identifies issues to be further on the relationship between social movements, education and political-pedagogical project, examines the ideas of democracy and citizenship, incorporating the concepts of autonomy, identity and interculturalism, describes the history of college preparatory courses rated in the State of Rio de Janeiro, the principles and practices present in the Pre-Vestibular para Negros e Carentes. The main objective of the study was to analyze the relationship between Social Movements and Citizenship Education, investigating the practice of political-educational college preparatory courses rated specifically for the Pre-Vestibular para Negros e Carentes. Moreover, attempts to verify and study the possibilities of college preparatory coursesrated as a movement of democratic educational building relationships.
Palavras-chave: Social movements
Popular pre-university
Pre-university for black
Educação popular
Educação comunitária
Negros Educação
Movimentos sociais
Pré-vestibulares populares
Pré-vestibulares para negros e carentes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Alexandre do. Movimentos sociais, educação e cidadania: um estudo sobre os Cursos Pré-vestibulares populares. 1999. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10559
Data de defesa: 18-Mar-1999
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Alexandre Nascimento_Bdtd.pdf560,36 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.