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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10561
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões |
Título(s) alternativo(s): | The habitus teacher: the practice in different places educational occasions |
Autor: | Nascimento, Monica Andrade do |
Primeiro orientador: | Tura, Maria de Lourdes Rangel |
Primeiro membro da banca: | Paiva, Edil Vasconcellos de |
Segundo membro da banca: | Souza, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo a análise do habitus professoral de um grupo de professoras das séries iniciais da rede pública de Nova Iguaçu/RJ. Nesta investigação, me centrei na noção de habitus de Bourdieu, definida como disposições, estilos de vida, maneiras e gostos incorporados. Fiz o uso de entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas com o consentimento das professoras. Entrevistei 11 professoras e centrei a indagação em duas perguntas ligadas às memórias das professoras e sua origem social. As lembranças das professoras das séries iniciais foram as que mais contribuíram para decisão de ser professora. Convivem no discurso sobre a prática: disposições incorporadas na infância; metodologias e atitudes copiadas das antigas professoras, dos sujeitos e das instituições admiradas; além das experiências iniciais em escolas da rede privada. Assim, os habitus professorais e as concepções de docência tiveram relação com as diferentes instâncias de socialização docente e com as imagens e fazeres desta socialização. Enfim, os habitus professorais deste grupo se construíram em diversos tempos-espaços de formação. |
Abstract: | The purpose of this dissertation was to analyze the professorial habitus of a group of teachers of the initial series of the public education system of Nova Iguaçu/RJ. In this investigation, I focused on the notion of Bourdieu s habitus, defined as dispositions, lifestyles, manners and incorporated tastes. I used semi-structured interviews that were recorded with the teachers consent. I interviewed 11 teachers and centered the inquiry on two questions associated to the recollections of the teachers and their social origin. The recollections of teachers of the initial series were those that most contributed toward the decision to be a teacher. They are united in the discourse on practice: dispositions incorporated in infancy; methodologies and attitudes copied from former teachers, from the subjects and from admired institutions; as well as initial experiences in private schools. Thus, the professorial habitus and the conceptions of the teaching profession were related to the different levels of teacher socialization and to the images and practices of such socialization. In short, this group s professorial habitus were constructed in different times-spaces of training. |
Palavras-chave: | Teacher training Professorial habitus Teaching trajectories Formação de professores Habitus professorais Trajetórias docentes Educadores Sociologia educacional Nova Iguaçu (RJ) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NASCIMENTO, Monica Andrade do. Os habitus professorais: a prática pedagógica em diferentes lugares-ocasiões. 2007. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10561 |
Data de defesa: | 31-Jul-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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