Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10563
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Prática da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em classe regular: um estudo de caso com abordagem etnográfica
Título(s) alternativo(s): The Practice of including students with special needs in regular education: an ethnographic case study
Autor: Machado, Katia da Silva 
Primeiro orientador: Glat, Rosana
Primeiro membro da banca: Fernandes, Edicléa Mascarenhas
Segundo membro da banca: Santos, Mônica Pereira dos
Resumo: A prática da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular é hoje política educacional garantida pela legislação, tanto para a rede pública quanto privada em nosso país, apesar de serem, ainda, poucas as experiências bem sucedidas cientificamente estudadas e divulgadas, gerando uma demanda para a realização de pesquisas sobre o tema. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho propõe investigar,através de um estudo de caso com abordagem etnográfica, como a inclusãoeducacional vem ocorrendo no cotidiano de uma escola específica, visando identificar os benefícios e as dificuldades referentes à implementação desta proposta educacional para a comunidade escolar como um todo. Como cenário para realização da pesquisa foi escolhida uma escola do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, tendo como foco uma turma do segundo ano do 1º Ciclo de Formação (equivalente à 1ª Série), composta por 26 alunos. Nesta turma estava incluída uma menina de oito anos com paralisia cerebral, usuária de cadeira de rodas e que tinha uma defasagem idade-série de, aproximadamente, dois anos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: observação participante; análise documental; e entrevistas com as três educadoras envolvidas nesse contexto a professora regente da turma, a professora de Educação Física e a coordenadora pedagógica. Os dados obtidos revelaram, entre outros aspectos, a falta de materiais pedagógicos e de profissionais devidamente capacitados, pouco conhecimento das professoras e a falta de estrutura física da escola. Apesar da proposta de inclusão ser bem vista pelas educadoras, evidenciou-se que a sua implementação, na prática, é precária. Esse trabalho vem contribuir na reflexão acerca da prática educacional inclusiva, mostrando alguns caminhos a serem trilhados, tais como a necessidade da realização de adaptações pedagógicas e de acesso ao currículo, bem como da capacitação dos educadores do ensino regular, para receber alunos portadores de necessidades educativas especiais.
Abstract: The practice of inclusion of students with special needs in regular education is today, in our country, a policy supported by legislation, both for the public as well as private school system. However, there are still few successful experiences that have been scientifically studied and divulgated, creating therefore a demand for the realization of researches about the theme. Based on this assumption, the following study aims to investigate, by means of a case study with ethnographic approach, how inclusive education is occurring in the daily specific school practice, expecting to identify the benefits and the difficulties in the implementation of this educational proposition for the school community as a whole. The research took place in an Elementary School of the Public School System of the City of Rio de Janeiro, with the focus on a First Grade Class, composed of 26 students. In this class, was included an eight year-old girl with cerebral palsy, who used wheelchair, with, an age-grade gap of approximately two years. Data was collected by means of participant observation, document analysis, and interviews with the three educationalists involved in the context the classroom teacher, the Physical Education teacher and the school pedagogical coordinator.The data showed the lack of educational tools and capacitated educators, knowledge from the part of the teachers, and of adequate physical structure in the school among other aspects. In spite of the fact that the proposition of inclusive education is well accepted by the educators, it was shown that, in practice, its implementation is still precarious.This study brings a contribution to the discussion about Inclusive Education, showing a few of the ways to improve its practice, such as the needfor realization of pedagogical curriculum and accessibility adaptations, as well as preparing regular school educators to receive students with special needs.
Palavras-chave: Inclusive education
Special education
Teacher education
Ethnographic research
Educação inclusiva
Educação especial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MACHADO, Katia da Silva. A Prática da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em classe regular: um estudo de caso com abordagem etnográfica. 2005. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10563
Data de defesa: 15-Ago-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Katia Silva Machado.pdf863,01 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.