Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10570
Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel mediador das mídias digitais na relação da criança com a leitura e a escrita
Título(s) alternativo(s): The mediating role of digital media in the child's relationship with reading and writing
Autor: Simões, Ana Paula Lima 
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Fernandes, Adriana Hoffmann
Resumo: Diante de um mundo cada vez mais marcado por transformações na sociedade trazidas pela cultura digital e, portanto, buscando contribuições para a construção de práticas pedagógicas mais concernentes às necessidades das crianças na contemporaneidade, o presente estudo teve como objetivo investigar as mediações dessa cultura nas relações da criança com a leitura e a escrita. Tendo como interlocutores teóricos autores como Magda Soares, Lucia Santaella, Pierre Lévy, André Lemos, dentre outros, o estudo, desenvolvido na perspectiva da pesquisa-intervenção com o aporte de Maria Teresa Freitas, foi realizado numa escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro, tendo como sujeitos doze crianças na faixa etária dos 8 aos 12 anos, matriculados no 3º ano do ensino fundamental. O procedimento metodológico privilegiado foi a oficina de produção de textos na internet. Também foi solicitado às crianças que expressassem sua visão dos lugares em que a escrita estivesse presente na internet e na escola, por intermédio do recurso do print screen no primeiro caso e do registro fotográfico no segundo. A interpretação dos dados apontou que é possível considerar que as mídias digitais, com as quais as crianças convivem contemporaneamente, foram mediadoras dos processos de ler e escrever no que refere aos sujeitos da pesquisa, tendo favorecido o interesse destes pela leitura e pela escrita. Pretende-se que os achados da pesquisa possam constituir-se como pistas ao delineamento de políticas e práticas de letramento, pautadas nas experiências históricas e culturais das crianças.
Abstract: In face of a world where the society is more and more transformed by the digital culture and, therefore, seeking for contributions for the elaboration of more concerning pedagogical practices for children in the contemporaneity, the present study intended to investigate the mediations of this culture in the contact of the child with the reading and writing processes. Having as theoretical support authors as Magda Soares, Lucia Santella, Pierre Lévy, André Lemos, among others, the study in reference, developed in the research-intervention perspective with the contribution of Maria Teresa Freitas, took place at a public school of the Rio de Janeiro municipality, having as subjects twelve children between 8 and 12 years old, enrolled in the third year of the elementary school. The methodological procedure preferred was a text production workshop by the Internet. It was also requested to the children to express their view about the places where writing was present, on the Internet and at school, through the tool "print screen" in the first case and through photographs in the second case. The interpretation of the data showed it is possible to consider that the digital media, with which the children are currently in contact, acted as facilitators for reading and writing in respect to the subjects of the research, having favored their interest for reading and writing. It is assumed that the findings of this research may constitute evidences to the outline of literacy policies and practices, based on the children's historical and cultural experiences.
Palavras-chave: Child
Reading
Writing
Digital Media
Cyberculture
Image
Internet na educação
Crianças - Livros e leitura
Crianças - Escrita
Cibercultura
Mídias Digitais
Imagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SIMÕES, Ana Paula Lima. O papel mediador das mídias digitais na relação da criança com a leitura e a escrita. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10570
Data de defesa: 7-Dez-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Ana Paula Lima Simoes.pdf5,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.