Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10572
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cibercultura, Juventude e Alteridade: aprendendo-ensinando com o outro no Facebook
Título(s) alternativo(s): Cyberculture, youth and alterity: learning-teaching with the other on facebook
Autor: Couto Junior, Dilton Ribeiro do 
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Pretto, Nelson de Luca
Resumo: As dinâmicas comunicacionais da cibercultura em sua fase atual são possíveis devido à revolução do processo de digitalização, que fez com que imagem, vídeo e som pudessem ser produzidos e compartilhados em/na rede, e pela possibilidade de todo e qualquer internauta ser emissor e receptor em potencial de informação. Diante disso, a pesquisa se dedicou a investigar a relação de jovens usuários do software social Facebook com os saberes que circulam na referida interface. Para interpretar os dados construídos com os sujeitos da pesquisa busquei auxílio nas contribuições de autores de diversas áreas do conhecimento, principalmente do campo da comunicação. A abordagem da etnografia virtual (ou netnografia) também forneceu aporte teórico-metodológico imprescindível ao estudo. As considerações finais sistematizam os achados do estudo que ressaltam a relevância da dinâmica cibercultural do Facebook na constituição de processos de ensino-aprendizagem interativos e co-autorais que colocam em xeque as práticas educativas individuais e autorais próprias da cultura tipográfica. Isso proporcionou refletir sobre a criação de metodologias de ensino baseadas numa perspectiva alteritária, considerando as dinâmicas da interação e da colaboração, próprias da cibercultura.
Abstract: The dynamic communications of the cyberculture in its current phase are possible due to the revolution of the digitalization process, which enabled image, video and sound to be produced and shared on the web, and the possibility of every internet user to be a potential sender and receiver of information. Therefore, the research dedicated itself in investigating the relationship of young users of the social software Facebook with the knowledge that circulate in the referred interface. To interpret the data produced with the researched subjects I sought the contributions of authors from various fields of knowledge, especially in the field of communication. The virtual ethnography (or netnography) approach also provided theoretical and methodological contributions to the study. The final considerations systematize the study s findings that highlight the relevance of the Facebook cybercultural dynamic in the constitution of teaching-learning interactive and co-authorial processes that question the individual and authorial educational practices, proper of the typographic culture. This provided reflections on the creation of teaching methodologies based on an alterity perspective, considering the interactive and collaborative dynamics, proper of the cyberculture.
Palavras-chave: Cyberculture
Education
Youth
Alterity
Educação
Juventude
Alteridade
Facebook (Rede social on-line)
Cibercultura
Comunicação Inovações tecnológicas
Internet na educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro do. Cibercultura, Juventude e Alteridade: aprendendo-ensinando com o outro no Facebook. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10572
Data de defesa: 23-Mai-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Dilton Ribeiro do Couto Junior1.pdf2,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.